Informação

Notícias

A província de Nam­pula prevê comer­cializar, este ano, pouco mais de 30 mil tonela­das de algodão caroço, o que poderá render aos cerca de 100 mil produtores do sector familiar e empresarial, qual­quer coisa como 600 milhões de Meticais.

Contudo, a delegada pro­vincial do Instituto Nacional de Algodão de Moçambique (INAM), Judite Massagele, mostra-se receosa quanto a possibilidade de se alcançar as 30 mil toneladas, devido aos factores tais como intensas chuvas, associado ao ciclone Kenneth, que inundaram al­gumas áreas que estavam pres­tes a serem colhidas e alegada fraca qualidade de semente certificada, que foi posta a disposição dos produtores do sector familiar.

Ler mais

O Presidente da República iniciou hoje uma visita de dois dias à província de Nampula.

Num comício que orientou no distrito de Lalaua, Filipe Nyusi prometeu vias de acesso e água, entretanto mostrou-se preocupado com os índices de casamentos prematuros e com o número de crianças que não frequentam a escola.

Ler mais

As entidades que superintendem o sector de saúde em Nampula poderão, a partir dos próximos tempos, promover palestras e campanhas de divulgação da hemofilia e seus sintomas. O compromisso foi assumido há dias, na cidade de Nampula, pelo Director Científico Pedagógico do Hospital Central de Nampula, João Henriques, durante a cerimónia que marcou o término da capacitação de médicos pediatras e técnicos da enfermagem geral, afectos àquela maior unidade sanitária da região norte do país, em matéria de hemofilia e outros distúrbios causados pela hemorragia.

Ler mais

O informe da Policia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, apresentado há dias ao governador provincial, Victor Borges, por ocasião da passagem do dia da corporação indica que o número de óbitos, em con-sequência de acidentes de viação, reduziu ao longo do período que vai de Maio de 2018 a Abril do ano em curso.

Ler mais

Em cerimónia solene, a cidade de Nampu­la acolheu sábado último o lançamento da 15ª edição da gala beneficente, uma iniciativa solidária da TVM em parceria com o Ga­binete da Esposa do Presiden­te da República de Moçambi­que e da Cruz Vermelha de Moçambique, manifestan­do-se assim publicamente a prontidão para o evento, que este ano vai angariar fundos para construção de uma uni­dade sanitária em Nanhupo Rio, distrito de Mogovolas.

O Presidente do Conselho de Administração da Televi­são de Moçambique (TVM), Faruco Sadique, desafiou a todas forças vivas nomeada­mente a sociedade civil, em­presários e organizações não­-governamentais no sentido de prestar apoio financeiro ou material ao evento.

Ler mais

O distrito de Mona­po, na província de Nampula, in­troduziu pela primeira vez na presente campanha agrária, os “condomínios verdes”, uma técnica agrária que consiste na abertura de campos em blocos, para aumento da pro­dução e produtividade.

Numa primeira fase foram abertos 22 blocos, numa área de mais de 50 hectares apoia­das financeiramente pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), experiência que poderá ser replicada ao nível de outros distritos da província.

Ler mais

A Administração Nacional de Estradas (ANE) vai despender pouco mais de 26 milhões de meticais, para pagamento de compensações pela destruição de benfeitorias pertencentes a várias famílias, ao longo do traçado da estrada que liga a cidade de Nampula a vila de Nametil, para dar lugar as obras de asfaltagem daquele troço, vital para as trocas comerciais com a região sul da província de Nampula. Segundo Breslau Maria, ponto focal da ANE naquelas obras, depois da cidade de Nampula, o processo de indemnizações que iniciou em Dezembro do ano passado, vai abranger aos proprietários das benfeitorias afectadas pelo projecto da asfaltagem da estrada, nos distritos de Meconta e Mogovolas. 

Ler mais