Informação

Notícias

Sob o lema “ Nacala, Pólo de Crescimento Acelerado e Porta de Entrada para o Investimento”, realizou-se de vinte e oito a trinta de Dezembro do ano de dois mil e dezoito, no Aeroporto Internacional de de Nacala, a primeira Conferência Internacional de Investimentos da Zona Económica Especial de Nacala (ZEEN),  de Nacala que é considerada uma das maiores zonas económicas especiais do pais e da região Austral. A conferência teve como objectivo promover as oportunidades de investimento e de negócios da ZEEN. 

Ler mais

Um grupo de jovens e adolescentes da cidade de Nam­pula, foram recentemente capacitados sobre técnicas de danças tradicionais.

Trata-se de manifestações culturais consideradas sob risco de desaparecer do vasto reportório cultural da região norte do país, designada­mente phahantikwa, mwaka­nheke, maquiequie e namuka maioritariamente praticadas nas zonas do litoral e do in­terior a sul da província de Nampula, com particular ocorrência para os distritos do sul, nomeadamente de An­goche, Moma e Mogovolas.

Ler mais

As comemorações dos 200 anos da cidade da Ilha de Moçambique, serviram para celebrar os mais diversos e momentos culturais, em que os cartões-de-visita mais representativos se identificam com as tradições e expressões artísticas, como um modo de vida, segundo disse ontem o Presidente da República, Filipe Nyusi, falando em comício popular.

Ler mais

A preservação do património da ilha de Moçambique está a avançar, mas as Nações Unidas pedem mais rapidez nalgumas intervenções, de acordo com o último relatório anual global do Comité para o Património Mundial da Humanidade.

A ilha completa 200 anos de elevação a cidade com festejos que arrancam hoje e que se prolongam até à data da celebração, segunda-feira, 17 de setembro.

Ler mais

Produtores agrícolas nacionais da cadeia de valor do feijão bóer pedem ao Governo para acelerar os critérios de elegibilidade para a atribuição da quota e a revisão do processo de exportação desta oleaginosa. NAMPULA – O pedido dos agentes económicos nacionais foi expresso esta quarta-feira na Cidade Portuária de Nacala, Província nortenha de Nampula durante a realização da Reunião Nacional sobre o Feijão Bóer, evento que juntou operadores comerciais, produtores, exportadores e agro-processadores.

Ler mais

Os dias parecem correr a uma aceleração invulgar para os organizadores envolvidos na organização da mega festa dos 200 anos de elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade. A uma semana para o dia 17 (data da efeméride), já não há espaço para hospedagem nos hotéis, casas de hóspedes, pensões ou outro tipo de locais de dormida.

Ler mais

Decorre desde domingo passado, na cidade da Ilha de Moçambique, o V Festival Nacional dos Jogos Tradicionais, em masculinos e femininos, obedecendo um único escalão etário que vai até aos 50 anos de idade. O evento que conta com um total de 200 participantes, sendo 153 atletas, provenientes de todos os cantos de Moçambique.

Ler mais

Sessenta técnicos de saúde da região norte do país encontram­-se, desde segunda-feira, na cidade de Nampula, a parti­cipar num seminário de ca­pacitação sobre a prevenção e combate à tuberculose mul­tirresistente, promovido pelo respectivo Programa Nacio­nal de Controlo.

Pereira Sindoca, represen­tante do referido programa, disse que a iniciativa que é auspiciada pelo Ministério da Saúde, destiona-se, essencial­mente, dotar os profissionais do sector de novas técnicas de diagnóstico e controlo desta doença infecto-contagiosa.

Ler mais

 O governador de Nam­pula, Victor Manuel Borges, disse ontem, na sede do distrito de Lalaua, que a província já tem garan­tida a segurança alimentar e destacou que todos os distritos dispõem já das suas próprias reservas, facto que descarta a necessidade do governo se des­dobrar em pedidos de “apoio” inter-distritais para colmatar a ocorrência de eventuais casos de bolsas de fomes que se regista­vam anteriormente.

Ler mais

A vila sede distrital de Ribáuè, na pro­víncia de Nam­pula, acolhe, desde ontem, a primeira feira de grande envergadura de agronegó­cios, denominada “feira de nakosso” e que terá a duração de dois dias, movimentando centenas de expositores do ramo da produção agrícola daquela região considerada celeiro da província, a par do distrito de Malema.

O evento que serve tam­bém para divulgação das potencialidades económicas existentes naquele distrito e,­simultaneamente, contribuir na diversificação da economia local, foi aberto pelo governa­dor provincial, Victor Borges.

Ler mais