Informação

Notícias

Mais de 2 mil dis­cos de som pi­rateados e 10 estúdios de gravação ilegais foram destruídos e encerra­dos, respectivamente, pela Inspecção Nacional das Acti­vidades Económicas (INAE), em Nampula, ao longo dos primeiros 6 meses do ano em curso, no âmbito da campa­nha «stop pirataria».

Segundo o delegado pro­vincial da INAE em Nampu­la, Élio Rareque, a instituição que dirige ponderou, neste primeira fase, a confiscação dos equipamentos usados no processo de gravação dos dis­cos, uma vez que maior parte dos mesmos são computado­res pessoais.

Ler mais

No âmbito das actividades culturais que antecedem a celebração dos 200 anos da elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade, que ocorre a 17 de Setembro do próximo ano, a urbe acolhe de 18 a 25 de Agosto corrente, workshops e exposição de artes plásticas de artistas nacionais, que trabalham com a pintura, desenho infantil e esculturas à base de madeira e material reciclado.

Ler mais

Agricultores e agen­tes económicos do posto administra­tivo de Imala, dis­trito de Muecate, em Nampula, estão a comparticipar na cons­trução de uma linha de expan­são da energia eléctrica da rede pública, numa extensão de 35 quilómetros, para iluminação da vila sede.

O posto administrativo de Imala, para além de ser conside­rado celeiro do distrito e acolher metade da população de Mue­cate, estimada em 117 mil habi­tantes, beneficia, igualmente, do privilégio de possuir uma classe empresarial com um apreciável poder financeiro, decorrente da produção de algodão, tabaco, feijões, amendoim e exploração de recursos florestais, nomea­damente madeira de espécies comerciais de grande valor no mercado.

Ler mais

Cerca de 99 mil ha­bitantes do distri­to de Nacarôa, em Nampula, terão acesso à água de qualidade a partir do final do ano, mercê da construção de dois pequenos sistemas de abastecimento no posto administrativo de Inteta e abertura de trinta furos em Saua-Saua.

As obras de construção dos dois pequenos sistemas de abastecimento de água lo­calizados no posto adminis­trativo de Inteta, têm o finan­ciamento do governo, com a comparticipação da Helvetas e da Visão mundial, organi­zações não-governamentais da Suíça e norte americana, respectivamente.

Ler mais

A província de Nam­pula sagrou-se campeã nacional em futebol masculino da XIII edição dos Jogos Desportivos Escolares , que decorreu de 14 a 23 de Julho corrente, na cidade de Xai-Xai e vila de Macia, na província de Gaza, sob o lema “ Desporto Escolar Conservando a Natureza”.

O título foi alcançado na tarde de Sábado, quando a equipa de Nampula venceu a de Tete por 5-4, na trans­formação de grandes penali­dades, depois de um empate a uma bola verificado no de­curso do período regulamen­tar, num jogo completamente dominado pelos atletas nam­pulenses, mas que pecaram na vertente concretizadora.

Ler mais

A província de Nampula, a maior região produtora e exportadora da castanha de caju do país, quer alargar o seu parque este ano, de modo a aumentar a produção e qualidade desta cultura de rendimento nos próximos tempos. Para o efeito, vai distribuir este ano mais de 1.8 milhão de mudas de cajueiros aos produtores. Das mudas em produção, existem as enxertadas, mudas pré-franco com recurso à semente policlonal, a partir de uma machamba no distrito de Meconta, que fornece anualmente ao sector do fomento para produção e distribuição.

Ler mais

A província de Nampula espera exportar, este ano, cerca de 4,5 mil toneladas de fibra de sisal para os mercados europeus e asiáticos, onde aquele produto é usado como matéria-prima na indústria automóvel e de calçado. Da referida transacção, a província espera arrecadar 324 milhões de meticais, de receita bruta relativa à exportação das mencionadas quantidades, segundo deu conhecer Frey Sualé, técnico afecto à delegação do Instituto de Algodão de Moçambique de Nampula (IAM).

Ler mais

Na cidade de Nampula decorre, desde ontem  e  até sexta-feira, o II seminário de capacitação de funcionários afectos aos serviços de protocolo do Estado, em questões atinentes ao aperfeiçoamento e uniformização das suas práticas. O evento, em que também participam os administradores distritais e respectivos secretários permanentes, pretende municiar aos cerca de cem oficiais da classe procedimentos definidos na matriz do Estado.

Ler mais