Informação

Notícias

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nhusy, pede aos órgãos da administração da justiça para maior celeridade processual para desencorajar a população a fazer justiça pelas suas próprias mãos, uma alusão aos linchamentos que se têm registado com incremento um pouco por toda parte do país.

Ler mais

O processo de pulverização, poda e limpeza dos cajueiros será gerido por entidades privadas, como forma de fortalecer o sub-sector da castanha de caju em Moçambique, segundo foi dado a conhecer pelo director nacional do Instituto de Fomento de Caju (INCAJU), Ilídio Bande. Falando durante a cerimónia de lançamento da campanha de pulverização de cajueiros, que teve lugar, há dias, na comunidade de Nacuca, distrito de Rapale, província de Nampula , Bande destacou que a iniciativa começou a ser implementada na província de Cabo Delgado, tendo a experiência propiciado resultados encorajadores.

Ler mais

Um total de cinquenta  crianças,  num universo de  duzentas planificadas,  do posto administrativo  de Mueria, no distrito de Nacala-  à-Velha na província de Nampula,  beneficiou no pretérito  sábado de uma campanha de registo  de nascimento, atribuição  de Bilhete de identidade , numa  acção inserida no âmbito das  celebrações do Dia da Criança  Africana.  

Ler mais

O Museu Nacional de Etnologia (MUSET), na cidade de Nampula, que mensalmente recebe em média 350 visitantes nacionais e estrangeiros, cujo primeiro grupo integra alguns estudantes, tornou-se de há uns tempos a esta parte, um centro de pesquisa e investigação, para além do seu papel fundamental. Com uma idade que se confunde com a própria cidade de Nampula, pois foi inaugurado a 22 de Agosto de 1956, data em que foi elevada à categoria que ostenta, tem sido um local em que é apelidado, igualmente, de emblema da chamada capital do norte.  

Ler mais

O Presidente da República de Moçambique que, durante quatro dias, esteve de visita à província de Nampula, exortou neste Domingo, na vila sede do distrito de Meconta, aos professores da província no sentido de se dedicarem às suas actividades lectivas com patriotismo para que os alunos possam crescer com o espírito de patriotas. 

Ler mais

A estratégia adoptada há cerca de três anos pelo governo do distrito de Larde, em Nampula, que consistiu na potenciação de alguns agricultores, através da concessão de financiamentos com recurso ao Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo “sete milhões” e na sensibilização das comunidades sobre a importância de aumento das áreas de cultivo, já estão a reflectir-se no alcance da auto-suficiência alimentar.

Ler mais

Os moradores do bairro de Muatala, arredores da cidade de Nampula, pediram esta segunda-feira ao governador da província, Victor Borges, o aumento dos índices de abastecimento de água, através de abertura de mais furos, melhoria da qualidade de saúde, que implica a elevação do posto de saúde local à categoria de centro, para além da construção de novas salas de aula com respectivas carteiras , entre outros apetrechos sociais básicos.

Ler mais

A cidade de Nampula deverá acolher, este ano, a 3ª edição da feira de gemas, depois das duas primeiras terem tido lugar na portuária de Nacala, segundo anunciou o director provincial dos recursos minerais e energia, Olavo Deniasse. Deniasse, que omitiu a data da realização, não justificou as razões que induziram a transferência da feira para a capital provincial, mas aventa-se que a realização dos eventos na cidade portuária de Nacala terão acarretado alguns prejuízos aos expositores, devido à fraca aderência dos clientes. 

Ler mais