Informação

Notícias

Os moradores do bairro de Muatala, arredores da cidade de Nampula, pediram esta segunda-feira ao governador da província, Victor Borges, o aumento dos índices de abastecimento de água, através de abertura de mais furos, melhoria da qualidade de saúde, que implica a elevação do posto de saúde local à categoria de centro, para além da construção de novas salas de aula com respectivas carteiras , entre outros apetrechos sociais básicos.

Ler mais

A cidade de Nampula deverá acolher, este ano, a 3ª edição da feira de gemas, depois das duas primeiras terem tido lugar na portuária de Nacala, segundo anunciou o director provincial dos recursos minerais e energia, Olavo Deniasse. Deniasse, que omitiu a data da realização, não justificou as razões que induziram a transferência da feira para a capital provincial, mas aventa-se que a realização dos eventos na cidade portuária de Nacala terão acarretado alguns prejuízos aos expositores, devido à fraca aderência dos clientes. 

Ler mais

A província de Nampula, conta desde o princípio do presente ano, um centro de criação de alvi­nos de água doce, num projecto que está instalado no distrito de Mossuril, onde numa primei­ra fase tem uma capacidade da criação em cativeiro, pou­co mais de cem mil peixes por mês, situação que vai permitir a dependência que esta região do país estava dependente da “im­portação” deste tipo de pescado do sul de Moçambique.

Ler mais

O distrito de Ribáuè, na província de Nampula, aca­ba de beneficiar de um novo balcão integrado do Standard Bank, cuja inauguração ofi­cial teve lugar na passada ter­çafeira, 20 de Março.

O empreendimento, equi­pado com ATMs para depó­sito e levantamento de numerário, tem por objectivo o alargamento da rede de bal­cões do Standard Bank para as zonas rurais, expandindo, assim, os seus produtos e ser­viços no seio das populações das referidas zonas.

Ler mais

 A praga denomina­da “lagarta do fu­nil de milho”, que nos primeiros me­ses da campanha ameaçou aque­la cultura, no distrito de Male­ma, em Nampula, deixou já de ser problema mercê das acções de combate levadas a cabo pelas entidades que superintendem o sector de agricultura e seguran­ça alimentar.

Segundo o director distrital de agricultura e segurança ali­mentar de Malema, António do Rosário Ipo, “a praga do funil de milho começou a fazer-se sen­tir em Malema no ano passado, mas foi fragilizada em face da rápida intervenção de combate e acreditamos que não vai afectar a nossa meta de produção agrí­cola desta época “- afirmou Ipo

Ler mais

A incidência da praga da lagarta de funil do milho, que causa­va prejuízos naquela cultura, ao nível dos distritos de Meconta e Ribáuè, em Nampula, já foi re­duzida através do envolvimento conjunto das entidades governa­mentais e da própria comunida­de.

Recua Chipangue, agricultor, revelou que “ a minha macham­ba de milho ficou muito afecta­da, cheguei mesmo de perder a esperança de ter alguma colhei­ta, mas, graças ao tratamento químico e de técnicas manuais que foram aplicadas, consegui controlar a praga e estou satis­feito porque o meu milho está já com bom aspecto vegetativo”, disse. 

Ler mais

Os comerciantes de pequena e média escala, principalmente do sector informal que operam na cidade de Nampula, poderão ser congregados em associações, para facilitar a canalização de apoios que visam o impulsionamento das suas actividades, cuja exequibilidade será garantida se votarem no candidato da Frelimo, Amisse Cololo, na 2ª volta da eleição intercalar ao cargo de presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula. 

Ler mais