Informação

Notícias

Cerca de 99 mil ha­bitantes do distri­to de Nacarôa, em Nampula, terão acesso à água de qualidade a partir do final do ano, mercê da construção de dois pequenos sistemas de abastecimento no posto administrativo de Inteta e abertura de trinta furos em Saua-Saua.

As obras de construção dos dois pequenos sistemas de abastecimento de água lo­calizados no posto adminis­trativo de Inteta, têm o finan­ciamento do governo, com a comparticipação da Helvetas e da Visão mundial, organi­zações não-governamentais da Suíça e norte americana, respectivamente.

Ler mais

A província de Nam­pula sagrou-se campeã nacional em futebol masculino da XIII edição dos Jogos Desportivos Escolares , que decorreu de 14 a 23 de Julho corrente, na cidade de Xai-Xai e vila de Macia, na província de Gaza, sob o lema “ Desporto Escolar Conservando a Natureza”.

O título foi alcançado na tarde de Sábado, quando a equipa de Nampula venceu a de Tete por 5-4, na trans­formação de grandes penali­dades, depois de um empate a uma bola verificado no de­curso do período regulamen­tar, num jogo completamente dominado pelos atletas nam­pulenses, mas que pecaram na vertente concretizadora.

Ler mais

A província de Nampula, a maior região produtora e exportadora da castanha de caju do país, quer alargar o seu parque este ano, de modo a aumentar a produção e qualidade desta cultura de rendimento nos próximos tempos. Para o efeito, vai distribuir este ano mais de 1.8 milhão de mudas de cajueiros aos produtores. Das mudas em produção, existem as enxertadas, mudas pré-franco com recurso à semente policlonal, a partir de uma machamba no distrito de Meconta, que fornece anualmente ao sector do fomento para produção e distribuição.

Ler mais

A província de Nampula espera exportar, este ano, cerca de 4,5 mil toneladas de fibra de sisal para os mercados europeus e asiáticos, onde aquele produto é usado como matéria-prima na indústria automóvel e de calçado. Da referida transacção, a província espera arrecadar 324 milhões de meticais, de receita bruta relativa à exportação das mencionadas quantidades, segundo deu conhecer Frey Sualé, técnico afecto à delegação do Instituto de Algodão de Moçambique de Nampula (IAM).

Ler mais

Na cidade de Nampula decorre, desde ontem  e  até sexta-feira, o II seminário de capacitação de funcionários afectos aos serviços de protocolo do Estado, em questões atinentes ao aperfeiçoamento e uniformização das suas práticas. O evento, em que também participam os administradores distritais e respectivos secretários permanentes, pretende municiar aos cerca de cem oficiais da classe procedimentos definidos na matriz do Estado.

Ler mais

Representantes de algumas universi­dades, baseadas na cidade de Nampula, defendem que as instituições do ensino superior, na qualidade de centros de pesquisa e de produ­ção de conhecimentos, devem desempenhar o seu papel na for­mação integral do homem para a mudança de atitudes daqueles que enveredam pela violência doméstica como forma de re­solver os problemas no seio das famílias moçambicanas.

Ler mais

 A cidade de Nampu­la acolheu ontem um encontro para a divulgação da política das indústrias culturais e criativas, com vista a encontrar mecanismos e estratégia para a sua implementação como factor impulsionador do desenvolvi­mento socioeconómico e dos fazedores das artes.

Ler mais

 Um total de 70 grupos de Tufo, provenientes das províncias de Cabo Delgado, Zambézia e anfitriã, parti­cipam no dia 29 do mês em curso, na cidade de Nampu­la, no festival regional norte daquele tipo de manifestação cultural, uma das mais prati­cadas em toda a costa norte de Moçambique.

O festival tem como objec­tivo fundamental promover o intercâmbio cultural entre os grupos participantes para que, a exemplo de outras danças do país, o tufo tenha maior disseminação e atinja os patamares a que tem jus no país.

Ler mais