Informação

Notícias

O governo de Nam­pula propõe-se construir 33 novos pequenos sistemas de abaste­cimento de água (PSAA), ao nível das vilas distritais e de postos administrativos que se debatem com sérios proble­mas de acesso à água.

Segundo o governador de Nampula, Victor Borges, a concretização do projecto permitirá que 400 ou 500 mil pessoas sejam abastecidas de água potável na província de Nampula.

Ler mais

 A grande procura de hortícolas, por parte dos consu­midores, levou às entidades que superintendem o sector de agricultura e segu­rança alimentar na província de Nampula, a conceber e materia­lizar um sistema de produção intensiva daquelas culturas afim de aumentar a produção e a pro­dutividade.

O Director daquele sector, Pe­dro Dzucule, disse que o novo sistema permite que a província produza hortícolas em todas as épocas do ano, ao contrário de anteriormente em que se res­tringia ao inverno.

Ler mais

 Cerca de 405 mil toneladas de pro­dutos diversos fo­ram transportadas de Janeiro a Dezembro do ano passado através do sistema de transporte ferroviário, no cor­redor do norte, pela CDN-Cor­redor de Desenvolvimento do Norte, contra 243.261 toneladas de 2016.

Segundo um comunicado de imprensa da empresa recebido na nossa redacção, este volume de carga transportada no ano passado representa um aumento em 67 pontos percentuais com­parativamente ao 2016.

Ler mais

O Governador da Província de Nampula, Vic­tor Borges, exortou aos país e encarregados de educação a serem mais rigorosos na observância de todas me­didas preventivas durante a presente época chuvosa para evitar que seus educandos atravessem riachos e rios com grandes correntes de água, no momento da sua deslocação à escola.

A medida tem em vista evitar o registo de perdas hu­manas causados pelas corren­tes fortes das águas em alguns riachos e rios existentes na província de Nampula, cujo principal alvo têm sido as crianças das classes iniciais.

Ler mais

O governo mo­çambicano está a trabalhar com Economic De­velopment Corporation Fund (EDCF) da Corea do Sul, enti­dade que financia a asfaltagem da estrada Nampula/Nametil, para tentar persuadi-la a aceitar a locar fundos adicionais para prolongamento das obras, desta feita no troço Nametil/Angoche, numa extensão de 103 quilóme­tros, segundo avançou há dias o director provincial das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos, Pedrito Rocha.

Ler mais

Mais de 100 jovens do distrito de Nampula bene­ficiaram de áreas demarcadas para a prática de agricultura, no âmbito da implementa­ção de algumas actividades destinadas particularmente à reduzir do desemprego que afecta esta camada da socie­dade naquela parcela do país.

O coordenador do depar­tamento de associativismo, no Conselho Provincial da Juventude (CNJ), em Nampu­la, Fernando Silva, que deu a informação, disse que consti­tui também objectivo da ini­ciativa incentivar os jovens a praticarem a agricultura.

Ler mais

As obras de reabilitação e asfaltagem da estrada que liga a cidade de Nampula à vila-sede do distrito de Mogovolas, na província nortenha de Nampula, num troço de cerca de 75 quilómetros, iniciam, finalmente, esta segunda-feira, segundo nos garantiu Pedrito Rocha, director provincial das Obras públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

Ler mais

A reabilitação e asfaltagem da Estrada Cidade de Nampula-Nametil irá permitir o escoamento de produtos e livre circulação de viaturas e redução do tempo de viajem também para os distritos de Moma e Angoche. O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, hoje,  o  lançamento do projecto de reabilitação de mais de setenta quilómetros de estrada ligando  a capital provincial e a vila sede do distrito de Mogovolas na província de Nampula.

Filipe Nyusi  aproveitou a ocasião  para apelar os usuários da via a evitarem acidentes de viação, grande parte deles que se registam naquela província.

Ler mais

O Presidente da República, também comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Jacinto Nyusi, dirige esta sexta feira, as cerimónias de encerramento de um curso na Academia Militar Samora Machel, em Nampula.

No programa da visita a esta província nortenha que deverá durar cerca de três dias, o chefe do Estado moçambicano vai proceder o lançamento da primeira pedra das obras de construção do novo Hospital Geral de Nampula e participar na gala provincial do desporto.

Ler mais

A província de Nampula acolhe hoje e amanhã o segundo fórum de investimentos e negócios. Neste evento serão temas de debate o agro-negócios, turismo, aquacultura, pesca, infra-estruturas e logística, com o foco virado na maximização dos investimentos públicos, privados e comunitários e assentando na cadeia de valor daquelas áreas da economia.

O fórum decorre sob o lema “Nampula na Rota do Desenvolvimento Sustentável e Acelerado-2015/2030”.

Faça Download aqui das apresentaçoes:

Ler mais