Informação

Notícias

O Governador da Província de Nampula, Vic­tor Borges, exortou aos país e encarregados de educação a serem mais rigorosos na observância de todas me­didas preventivas durante a presente época chuvosa para evitar que seus educandos atravessem riachos e rios com grandes correntes de água, no momento da sua deslocação à escola.

A medida tem em vista evitar o registo de perdas hu­manas causados pelas corren­tes fortes das águas em alguns riachos e rios existentes na província de Nampula, cujo principal alvo têm sido as crianças das classes iniciais.

Ler mais

O governo mo­çambicano está a trabalhar com Economic De­velopment Corporation Fund (EDCF) da Corea do Sul, enti­dade que financia a asfaltagem da estrada Nampula/Nametil, para tentar persuadi-la a aceitar a locar fundos adicionais para prolongamento das obras, desta feita no troço Nametil/Angoche, numa extensão de 103 quilóme­tros, segundo avançou há dias o director provincial das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos, Pedrito Rocha.

Ler mais

Mais de 100 jovens do distrito de Nampula bene­ficiaram de áreas demarcadas para a prática de agricultura, no âmbito da implementa­ção de algumas actividades destinadas particularmente à reduzir do desemprego que afecta esta camada da socie­dade naquela parcela do país.

O coordenador do depar­tamento de associativismo, no Conselho Provincial da Juventude (CNJ), em Nampu­la, Fernando Silva, que deu a informação, disse que consti­tui também objectivo da ini­ciativa incentivar os jovens a praticarem a agricultura.

Ler mais

As obras de reabilitação e asfaltagem da estrada que liga a cidade de Nampula à vila-sede do distrito de Mogovolas, na província nortenha de Nampula, num troço de cerca de 75 quilómetros, iniciam, finalmente, esta segunda-feira, segundo nos garantiu Pedrito Rocha, director provincial das Obras públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

Ler mais

A reabilitação e asfaltagem da Estrada Cidade de Nampula-Nametil irá permitir o escoamento de produtos e livre circulação de viaturas e redução do tempo de viajem também para os distritos de Moma e Angoche. O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu, hoje,  o  lançamento do projecto de reabilitação de mais de setenta quilómetros de estrada ligando  a capital provincial e a vila sede do distrito de Mogovolas na província de Nampula.

Filipe Nyusi  aproveitou a ocasião  para apelar os usuários da via a evitarem acidentes de viação, grande parte deles que se registam naquela província.

Ler mais

O Presidente da República, também comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Jacinto Nyusi, dirige esta sexta feira, as cerimónias de encerramento de um curso na Academia Militar Samora Machel, em Nampula.

No programa da visita a esta província nortenha que deverá durar cerca de três dias, o chefe do Estado moçambicano vai proceder o lançamento da primeira pedra das obras de construção do novo Hospital Geral de Nampula e participar na gala provincial do desporto.

Ler mais

A província de Nampula acolhe hoje e amanhã o segundo fórum de investimentos e negócios. Neste evento serão temas de debate o agro-negócios, turismo, aquacultura, pesca, infra-estruturas e logística, com o foco virado na maximização dos investimentos públicos, privados e comunitários e assentando na cadeia de valor daquelas áreas da economia.

O fórum decorre sob o lema “Nampula na Rota do Desenvolvimento Sustentável e Acelerado-2015/2030”.

Faça Download aqui das apresentaçoes:

Ler mais

A província de Nampula deverá exportar, nos próximos tempos, pouco mais de 70 mil toneladas de feijão Boer para Índia, Segundo anunciou uma fonte sénior do Instituto dos Cereais de Moçambique ao nível daquela região do país. De acordo com a fonte, cinco empresas sediadas no nosso país já tem o certificado necessário para operacionalização do processo.

Ler mais

A província de Nampula, Norte de Moçambique, vai receber até o final deste ano dez mil carteiras para retirar 690 mil alunos que estudam sentados no chão.
O governador da província, Victor Borges, que orientou a réplica do lançamento do Programa de Produção e distribuição de carteiras escolares, na escola secundaria de Nampula, referiu que a projecção é de até 2019 não haja nenhum aluno a estudar sentado no chão.

Ler mais

Foi inaugurado sábado último, pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete Martinho, o pequeno Sistema de abastecimento de água à sede do posto administrative de Boila-Namitória, em Angoche, que comporta, entre outras beneficiações, um tanque elevado com capacidade de 80 m3 e um outro apoiado, de 150 cúbicos de armazenamento.

Ler mais