Informação

Notícias

A província de Nampula deverá exportar, nos próximos tempos, pouco mais de 70 mil toneladas de feijão Boer para Índia, Segundo anunciou uma fonte sénior do Instituto dos Cereais de Moçambique ao nível daquela região do país. De acordo com a fonte, cinco empresas sediadas no nosso país já tem o certificado necessário para operacionalização do processo.

Ler mais

A província de Nampula, Norte de Moçambique, vai receber até o final deste ano dez mil carteiras para retirar 690 mil alunos que estudam sentados no chão.
O governador da província, Victor Borges, que orientou a réplica do lançamento do Programa de Produção e distribuição de carteiras escolares, na escola secundaria de Nampula, referiu que a projecção é de até 2019 não haja nenhum aluno a estudar sentado no chão.

Ler mais

Foi inaugurado sábado último, pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete Martinho, o pequeno Sistema de abastecimento de água à sede do posto administrative de Boila-Namitória, em Angoche, que comporta, entre outras beneficiações, um tanque elevado com capacidade de 80 m3 e um outro apoiado, de 150 cúbicos de armazenamento.

Ler mais

Um universo de 582 mil pessoas em idade fértil e crianças beneficiarão do aces­so gratuito aos diversos méto­dos de prevenção e rastreio de doenças, no âmbito da Sema­na Nacional de saúde, na pro­víncia de Niassa.

Ler mais

Com objectivo de minorar o problema da insuficiência de água potável para as populações do posto administrative de Imala, em Muecate, um total de 41 fontes de abastecimento daquele líquido serão abertas antes do final do ano, pela Visão Mundial, uma organização não-governamental que opera naquela região da província de Nampula, que, para o efeito, disponibilizou 2 milhões de meticais.

Ler mais

O Presidente da Re­pública (PR), Fi­lipe Nyusi, disse há dias em Nampula, durante a inauguração da fábrica de processamento industrial de milho, que a entrada em fun­cionamento daquela infra-es­trutura desafia os agricultores a aumentarem a produção e produtividade agrária.

Ler mais

O porto de Nacala, em Nampula, está a ser preterido a favor do da Beira e Maputo, pelos potenciais uti­lizadores, devido alegada cor­rupção generalizada e excesso de burocracia por parte das au­toridades alfandegárias locais, segundo foi dado a conhecer durante o encontro dos mem­bros do conselho empresarial provincial de Nampula (CEP), que se centrou na abordagem em torno da realização da cam­panha da Autoridade Tributária de verificação da conformidade legal, na emissão de facturas e outros documentos similares, nas transacções de bens ou pres­tação de serviços.

Ler mais

A fábrica de proces­samento da cas­tanha de caju do Grupo Condor, de Anchilo, no distrito de Nampu­la, investiu 400 mil dólares ame­ricanos na instalação de uma unidade de reaproveitamento da casca da castanha, para produzir óleo denominado CNSL, usado como matéria-prima na indús­tria de fabrico de tintas e não só.

De acordo com Silvino Mar­tins, administrador das empre­sas do grupo Condor, foram ex­portadas, até ao momento, cerca de 200 toneladas do referido óleo para a República da Índia.

Ler mais

Os produtores de tabaco e gerge­lim do distrito de Mavago, em Niassa, terão presumivelmente encaixado para suas contas, ao longo dos primeiros seis meses do ano em curso, pouco mais de 800 milhões de meticais em face da comercialização de 817 to­neladas de tabaco e gergelim.

As 817 toneladas de tabaco e gergelim fazem parte de um total de 1.265,61 toneladas de cultura de rendimento pro­duzidas em toda a província, representando uma realiza­ção de 94 % em relação ao plano, contra as 664,6 tonela­das produzidas na campanha anterior.

Ler mais

O Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) assinou esta segunda-feira, em Nampula, cinco memorandos de entendimento com alguns agentes económicos para a comercialização de produtos agrícolas, referentes à produção da presente campanha agrícola. Testemunhado pelo Governador da província, Victor Manuel Borges, a assinatura daqueles memorandos com os agentes económicos surge em resposta às reclamações dos produtores baseados em vários distritos de Nampula sobre uma alegada concorrência desleal na oferta de preços de compra dos seus produtos.

Ler mais