Informação

GOVERNADOR DE NAMPULA DEFENDE QUE OS PROBLEMAS LOCAIS DEVEM TER SOLUÇÕES LOCAIS E UMA GOVERNAÇÃO ACONCHEGADA A POPULAÇÃO

Data: 26/01/2022
GOVERNADOR DE NAMPULA DEFENDE QUE OS PROBLEMAS LOCAIS DEVEM TER SOLUÇÕES LOCAIS E UMA GOVERNAÇÃO ACONCHEGADA A POPULAÇÃO

O Governador de Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto falava nesta terça-feira, (25) durante a visita de trabalho no Distrito de Nampula devido a depressão tropical do ciclone Ana caracterizada pelas chuvas e ventos fortes que assolou a Província.

Manuel Rodrigues que se deslocou para o Distrito de Nampula concretamente nos bairros de Namiteca em Muahivire e Posto Administrativo de Anchilo sucessivamente para aferir os danos causados pela tempestade tropical do ciclone Ana que assolou desde o domingo constatou a destruição parcial e total de algumas infra-estruturas sociais e económicas, estradas, casas de construção convencional e precária nos diferentes bairros da cidade de Nampula.

Durante a visita aos bairros, o governante confortou as famílias e orientou a equipa Conselho Técnico Distrital de Gestão de Risco e Redução de Desastres para fazer o levantamento em evidências com as estruturas locais (líderes comunitários e religiosos) de forma minuciosa e criteriosa dos casos ao nível do Distrito de Nampula para possível intervenção.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que os problemas locais devem ter imediatamente soluções locais e uma Governação aconchegada a população pois, não se pode esperar que tenham um orçamento do Estado para devolver uma chapa de zinco que caiu numa das salas de aula onde as crianças estão a estudar, devendo-se unir junto com a comunidade escolar, os pais e encarregados de educação, Director da escola e tomar a iniciativa local, levando as chapas que caíram e devolvendo-as, pregando-as de novo de modo que os filhos tenham o acesso as aulas que terão abertura do ano nos próximos dias.

Outrossim, o governante disse que " as vezes devemos ter uma governação aconchegada pois, a população não pode esperar por formalismos para estar perto da governação, temos que estar perto da população, porque a governação não é apenas levantar a poeira devemos de vez enquanto quebrar o protocolo e aproximá-la para ouvir os anseios pois, é preciso atender o público de forma eficiente ".

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues apoiou às famílias que viram suas casas destruídas, na sequência de chuvas e ventos fortes que abalaram nos bairros em bens alimentares e materiais ( plásticos de cobertura, óleo alimentar, arroz, farinha de milho, feijão manteiga, açúcar, esteiras, cobertor, redes mosquiteiras e outros bens ).

Dados preliminares indicam que 2.305 casas e algumas instituições públicas e privadas na periferia foram afectadas parcialmente na cidade de Nampula e dessas 11.600 casas foram destruídas totalmente.

Importa referir que, neste momento registar-se abrandamento de chuvas e ventos e as equipas estão no terreno a fazer o levantamento em alguns Distritos da Província de Nampula.

No balanço da visita, Manuel Rodrigues desafiou ao Governo do Distrito de Nampula a mobilizar os meios ou apoios através de reunião com os agentes económicos, fazendo apelos as equipas locais para trabalhar e identificar, um movimento de solidariedade dentro do Distrito face os danos causados pela depressão tropical do ciclone Ana.

O Chefe do Conselho Executivo Províncial de Nampula instou ao Governo do Distrito a necessidade de continuar a disseminar com as mensagens de prevenção de forma intensa, uma ação que tem que ser feita de forma contínua.

O governante, destacou o restabelecimento das vias de acesso como sendo a primeira acção e prioridade para que o Distrito de Nampula não continua a ser vias incomunicável, situações como pequenas coisas devendo mobilizar pessoas de boa-fé de modo a organizar para haver transitabilidade.

Segundo Manuel Rodrigues " o nosso papel Governo não é para lembrar mas sim criar soluções porque o Governo é para mobilizar recursos para solucionar os problemas, usar os recursos que nós temos, como na área de Educação, Infra-estruturas e outras áreas temos que ter iniciativas locais pois, um director deve ter soluções imediatas, não esperar para que o Governo esteja presente para solucionar os problemas locais e de pequena dimensão ".

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.