Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA PARTICIPA NA 6ª EDIÇÃO DO ECONOMIC BRIEFING DA CTA

Data: 24/02/2022
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA PARTICIPA NA 6ª EDIÇÃO DO ECONOMIC BRIEFING DA CTA

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, participou na manhã desta quarta-feira (24) na 6ª Edição do Economic Briefing da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) sobre o Desempenho do Sector Empresarial e Perspectivas Económicas para 2022.

Na sua intervenção, Manuel Rodrigues disse _ as nossas primeiras palavras são de partilha
da nossa satisfação por acolhermos deste grande evento denominada a 6ª Edição do Economic Briefing e por isso, queremos desejar a todos, boas víndas e boa estadia à nossa Província de Nampula, aquela que apelidamos de capital económica da região norte do nosso País.s

Num outro desenvolvimento, Manuel Rodrigues disse " o não funcionamento ou a paralisação de algumas fábricas logicamente impacta na redução de postos de trabalho de 14.290 em Dezembro de 2020 para cerca de 2.892 no igual período de 2021".

Outrossim, o Chefe do Conselho Executivo Províncial destacou dizendo que, a título de exemplo, em 2021 assistimos com tristeza a paralisação de 5 fábricas (Condor Nuts Anchilo; Condor Nuts Nametil; Caju Ilha; Indo Africa Meconta e DML Cashew).

Rodrigues disse, este encontro vem capitalizar e induzir para boas perspectivas ao ano de
2022, tendo em conta a tendência decrescente dos casos da COVID-19 e os golpes que as nossas FDS estão infringindo aos terroristas, face a liderança e envolvimento pessoal de Sua Excia Presidente da República Filipe J. Nyusi.

O governante disse que este é um encontro que trazer ao mó de cima e confirmar à todos nós o valioso contributo do sector privado para o desenvolvimento do País em geral e da nossa Província em particular (criação de Postos de emprego) por isso, queremos desejar a todos, Boas Víndas e Boa estadia à nossa Província de Nampula, aquela que apelidamos de capital económica da região norte do nosso País.

Manuel Rodrigues disse, na verdade, a realização deste encontro associada a presença do sector privado ao mais alto nível certamente que vem catapultar e estimular os agentes económicos e todo o sector privado sobretudo na nossa Província de Nampula.

O governante disse que, um sector que ficou afectando e ainda se ressente dos efeitos pandemia da COVID-19, da acção dos terroristas, das mudanças climáticas e da conjuntura económica internacional e um dos Sectores que foi severamente afectado é o Sector do Turismo dos 697 estabelecimentos existentes (247 de Alojamento, 400 de Restauração e Bebidas, 5 Salas de Dança e 18 Agências de Viagem) algumas ficaram encerradas.

A título de exemplo, Manuel Rodrigues disse em 2020 estavam encerradas por causa da COVID-19, 304 Estabelecimentos , em 2021 estavam encerradas por conta da COVID-19, 277 estabelecimentos e esta onda de encerramentos teve repercussões negativas no número de hóspedes que decaiu de 260.520 em 2019 para 116.173 em 2021.

Na mesma intervenção, o Chefe do Conselho Executivo Províncial disse igualmente que, a contribuição do sector na Produção global da Província registou um decréscimo de 1,04 mil milhões de meticais em 2019 para 464,7 milhões em 2021.

Manuel Rodrigues destacou que, espera-se que durante as discussões sejam encontradas premissas da nova realidade económica do país, determinada pela pandemia da COVID-19, terrorismo, e ventos ciclonicos que nos últimos anos assolam o país, com severo impacto sobre a economia.

O evento está a ser dirigido pelo Presidente da CTA, Agostinho Vuma e fora de contar com a presença de vários empresários, oriundos de todos os cantos do país, contou com o Secretário do Estado na Província, Mety Oreste Gondola e outros intermitentes de âmbito económico.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.