Informação

ANA MIMOSA PROCEDE A ENTREGA DE 60 KITS COMPOSTOS POR DIVERSO MATERIAL ESCOLAR A DOIS CENTROS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE NAMBUI E NAPUPHA, LOCALIDADE DE MIRUPI EM MOMA

Data: 19/11/2021
ANA MIMOSA PROCEDE A ENTREGA DE 60 KITS COMPOSTOS POR DIVERSO MATERIAL ESCOLAR  A  DOIS CENTROS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE...

No contexto de desenvolvimento de acções de Advocacia e Mobilização dos diferentes actores e recursos para implementação do Plano de Acção para Aceleração da Alfabetização (PAAA), a esposa do Governador da Província de Nampula, Ana Mimosa Munguambe Alberto procedeu na passada quinta-feira, 4 de Novembro de 2021, a entrega de 60 kits do material escolar compostos por pastas, canetas, lapis, borrachas, réguas, afiadores e lápis de cor aos alfabetizandos dos centros de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos de Nambui e Napupha, Distrito de Moma, tendo encorajado os alfabetizandos e a população local para o seu engajamento activo aos programas de AEA.

Na mesma ocasião, Ana Mimosa falou da importância de alfabetização e educação de jovens e adultos, tendo clarificado que a aprendizagem é um processo que ocorre em qualquer estágio da vida humana e se apresenta importante na medida em que o alfabetizando adulto adquire as técnicas básicas de leitura, escrita, cálculos e habilidades para a vida tais como: produção de objectos de artesanato, na agricultura para calcular a produção, gastos feitos numa determinada actividade, a dimensão dos hectares da machamba entre outros aspectos.

Preocupada com a actual taxa do analfabetismo na Província de Nampula que ronda em 56%, Mimosa apelou igualmente a massificação dos alfabetizandos nos centros de AEA, e contínua mobilização da população não alfabetizada para aderir aos programas de AEA.

Outrossim, Ana Mimosa encorajou as mulhres alfabetizandas para a tomada das iniciativas que envolvem mudança de mentalidade.

Ainda na sua explanação verbal, Mimosa disse que as mulheres alfabetizandas devem aderir os serviços integrados de saúde, incluindo o planeamento familiar, para permitir que haja o espaçamento entre as gravidezes e nascimentos.

Na mesma ocasião, Ana Mimosa, incentivou os homens alfabetizandos que não sintam vergonha em acompanhar suas parceiras nas unidades sanitárias para receberem os cuidados de saúde adequados durante e depois o período pós parto.

- Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.