Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA A DIRECÇÃO PROVÍNCIAL DO PLANO E FINANÇAS

Data: 23/09/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA A DIRECÇÃO PROVÍNCIAL DO PLANO E FINANÇAS

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto visitou na manhã desta terça-feira, 21 de Setembro de 2021 a Direcção Provincial do Plano e Finanças do Conselho Executivo Provincial.

Na ocasião, Manuel Rodrigues visitou todas instalações, Departamentos e Repartições da Direcção Provincial do Plano e Finanças do Conselho Executivo Provincial e manteve interação com os funcionários para acompanhar de perto as actividades desta Direcção.

No final da visita, o Chefe do Executivo Provincial manteve um encontro separado com os chefes dos Departamentos, Repartições e funcionários afectos naquela Direcção, tendo feito uma explanação profunda sobre o papel de um funcionário público afecto na Direcção Provincial do Plano e Finanças no contexto de Governação Descentralizada.

Na reunião com os funcionários, Manuel Rodrigues disse que " estamos aqui na Direção Provincial do Plano e Finanças em visita de trabalho e reunido para juntos colhermos ideias de como levar a um bom porto a Governação Descentralizada ".

Na mesma ocasião, Rodrigues fez uma explanação retórica e profunda do conceito de Governação Descentralizada e o papel de um governo Provincial eleito pelo povo como sendo uma governação orientada para o bem servir da população tendo incentivado aos funcionários uma gestão criativa e inovadora para responder com máxima qualidade e celeridade às necessidades da população.

Nesta Governação Descentralizada, Manuel Rodrigues espera encontrar em todos Departamentos e Repartições os funcionários que inspirem os de mais para servir cada vez melhor a população da Província de Nampula.

Rodrigues destacou a pontualidade, assiduidade, disciplina e amor ao seu próximo como sendo fundamental para o bom funcionamento do Gabinete pois no seu entender, os funcionários afectos na Direcção Provincial do Plano e Finanças do Conselho Executivo Provincial carregam uma grande responsabilidade para o melhor funcionamento de todas Direcções Provínciais do CEP.

O governante disse ainda que não se pode ficar parado ou com braços cruzados pois, quer um Conselho Executivo Provincial que movimenta e precisa-se de se fazer o marketing e publicidade daquilo que pode, trazer investimento para Província de Nampula e não só, um laboratório pensante para redobrar arrecadação da receita.

Outrossim, Manuel Rodrigues disse que na elaboração do plano de orçamento deve ter em conta o impacto social no seio das comunidades e a população lá fora (comunidades) está espera de nós.

O Chefe do Executivo Provincial desafiou aos chefes do património do Estado necessidade de se fazer registo regular do património do Estado e que deve ser monitorado e ter espírito de abater os bens estragados obedecendo a lei.

Manuel Rodrigues considera a necessidade de elaboração de relatórios fixando as datas e não só, assumindo na dianteira para o cumprimento da lei de modo a não compactuar com a literagia e devendo abandonar o hábito e o espírito de deixar tudo para o dia seguinte nos gabinetes.

" É preciso desencadear os processos e para isso é preciso o preenchimento do quadro do pessoal na Direção Provincial do Plano e Finanças pois, nós temos ao nível da Província de Nampula mais de 6.5 milhões de habitantes em Nampula e há necessidade de se lançar concursos públicos para albergar os Jovens "- referiu Manuel Rodrigues.

O Chefe do Executivo Provincial disse que Direcção Provincial do Plano e Finanças do Conselho Executivo Provincial deve ser um espelho para que as Direções Provínciais possam andar em bom caminho porque os maus comportamentos dos funcionários podem corroer a boa imagem de todo CEP e devendo evitarem a se envolverem nos actos de corrupção e estejam mais abertos com todos.

Por último, o governante disse que deve ser observado o Decreto Presidencial para evitar a contaminação da pandemia da COVID-19, devendo em cada Departamento e Repartição fazer-se a rotatividade dos funcionários de modo a evitar a contaminação desta terceira vaga.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.