Informação

Notícias

O grupo SOS corona, sedeado na cidade da Beira, ofereceu, na última sexta-feira, ao Hospital Central de Nampula uma cabine de colecta de amostras da covid-19, no âmbito da tomada de medidas de prevenção da propagação do vírus, elevando para dois, o número daquele tipo de equipamento que a organização instalou no país.

Ler mais

A província de Nampula vai contar com um assessor residente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para, junto do conselho executivo provincial, dinamizar a cooperação técnica e financeira desta região nortenha do país, no âmbito da implementação do novo modelo de governação descentralizada e o mesmo terá o seu escritorio na UCODIN-DPPF (Unidade de Coordenação do Desenvolvimento Integrado de Nampula).

Ler mais

A província de Nampula conhe­ceu nos últimos dois dias cerimó­nias separadas de empossamen­to dos membros do Conselho de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial, figuras equivalentes aos ante­riores directores provinciais que agora, no âmbito do processo de descentralização, estão dividi­dos nestes dois grupos.

Ler mais

O Instituto Nacional de Fomento do Caju (INCAJU), a nível da província de Nampula, lançou uma campanha de distribuição de dois milhões de mudas de cajueiro, uma operação que visa renovar o maior parque cajuícola de Moçambique. A distribuição de mudas de cajueiro decorre desde Dezembro último com foco nos distritos que se destacam na produção da castanha de cajuína província de Nampula, como Mogovolas, Moma, Angoche e ainda Lalaua, Ribáué e Malema, onde esta cultura de rendimento tem menos expressão.

Ler mais

Jornalistas de Nampula através do Sindicato Nacional de Jornalistas promoveram na tarde de ontem um convívio com Victor Borges, governador desta província que próxima semana termina o seu ciclo de governação, para enaltecer a abertura deste governante para com a imprensa.

Ler mais

A empresa Prapesca, que opera no dis­trito de Mossuril e Ilha de Moçambi­que, na província de Nampula, encaixou para os seus cofres, em 2018, um lucro de cerca de 500 mil euros, pela exportação de diversos mariscos, com desta­que para polvo, para o mercado europeu e asiático.

O director-geral da Prapes­ca, Manuel Guimarães, aponta as mudanças climáticas, a má gestão costeira, a baixa resiliên­cia, as capturas fora do tamanho recomendável e degradação do ecossistema como desafios que devem ser acautelados, sob risco de comprometer as capturas.

Ler mais

O sector de saú­de (DPS), em Nampula, vai lançar no dia 30 de Outubro corrente, a campanha de pulverização intra-domiciliaria contra o mosquito causador da ma­lária, em 450.524 casas no distrito de Nampula, Ribàué, Rapale, Murrupula, Mecon­ta, Nacala-Porto, Monapo e Angoche, por apresentarem taxas altas de contágio da doença.

A informação foi torna­da pública a margem da XIII Sessão Ordinária do Governo Provincial de Nampula.

Ler mais