Informação

Notícias

A província de Nampula conhe­ceu nos últimos dois dias cerimó­nias separadas de empossamen­to dos membros do Conselho de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial, figuras equivalentes aos ante­riores directores provinciais que agora, no âmbito do processo de descentralização, estão dividi­dos nestes dois grupos.

Ler mais

O Instituto Nacional de Fomento do Caju (INCAJU), a nível da província de Nampula, lançou uma campanha de distribuição de dois milhões de mudas de cajueiro, uma operação que visa renovar o maior parque cajuícola de Moçambique. A distribuição de mudas de cajueiro decorre desde Dezembro último com foco nos distritos que se destacam na produção da castanha de cajuína província de Nampula, como Mogovolas, Moma, Angoche e ainda Lalaua, Ribáué e Malema, onde esta cultura de rendimento tem menos expressão.

Ler mais

Jornalistas de Nampula através do Sindicato Nacional de Jornalistas promoveram na tarde de ontem um convívio com Victor Borges, governador desta província que próxima semana termina o seu ciclo de governação, para enaltecer a abertura deste governante para com a imprensa.

Ler mais

A empresa Prapesca, que opera no dis­trito de Mossuril e Ilha de Moçambi­que, na província de Nampula, encaixou para os seus cofres, em 2018, um lucro de cerca de 500 mil euros, pela exportação de diversos mariscos, com desta­que para polvo, para o mercado europeu e asiático.

O director-geral da Prapes­ca, Manuel Guimarães, aponta as mudanças climáticas, a má gestão costeira, a baixa resiliên­cia, as capturas fora do tamanho recomendável e degradação do ecossistema como desafios que devem ser acautelados, sob risco de comprometer as capturas.

Ler mais

O sector de saú­de (DPS), em Nampula, vai lançar no dia 30 de Outubro corrente, a campanha de pulverização intra-domiciliaria contra o mosquito causador da ma­lária, em 450.524 casas no distrito de Nampula, Ribàué, Rapale, Murrupula, Mecon­ta, Nacala-Porto, Monapo e Angoche, por apresentarem taxas altas de contágio da doença.

A informação foi torna­da pública a margem da XIII Sessão Ordinária do Governo Provincial de Nampula.

Ler mais

Os municípios da cidade de Nampu­la e Maputo estive­ram reunidos esta terça-feira, para a troca de experiências sobre a gestão dos serviços de saúde e educação, no contexto da Constituição da República recentemente revista.

Com efeito, a revisão pon­tual da “lei mãe”, prevê que, no contexto da descentralização, os serviços acima menciona­dos passam, igualmente, para a competência dos governos distritais e das autarquias.

Ler mais

Mais de 50 funncionários públicos afectos aos diversos sectores de trabalho foram capacitados recentemente, na cidade de Nampula, sobre a planificação e orçamento do património do Estado, no contexto da implementação da reforma do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE). Para o analista de negócios do projecto do subsistema de planificação e orçamento, Odeice Daniel, a capacitação foi de extrema importância, porquanto vai melhorar o processo de modernização contínua na gestão das finanças públicas.

Ler mais

A província de Nam­pula prevê comer­cializar, este ano, pouco mais de 30 mil tonela­das de algodão caroço, o que poderá render aos cerca de 100 mil produtores do sector familiar e empresarial, qual­quer coisa como 600 milhões de Meticais.

Contudo, a delegada pro­vincial do Instituto Nacional de Algodão de Moçambique (INAM), Judite Massagele, mostra-se receosa quanto a possibilidade de se alcançar as 30 mil toneladas, devido aos factores tais como intensas chuvas, associado ao ciclone Kenneth, que inundaram al­gumas áreas que estavam pres­tes a serem colhidas e alegada fraca qualidade de semente certificada, que foi posta a disposição dos produtores do sector familiar.

Ler mais