Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA CAMINHA A PARTIR DA SUA RESIDÊNCIA PROTOCOLAR EM DIRECÇÃO A MESQUITA FÁTIMA PARA PARTICIPAR A PRIMEIRA REZA DE JUMMA

Data: 03/10/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA CAMINHA A PARTIR DA SUA RESIDÊNCIA PROTOCOLAR EM DIRECÇÃO A MESQUITA FÁTIMA PARA PARTICIPAR A PRIMEIRA REZA DE J...

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues caminhou nesta sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 a partir da sua residência protocolar até na mesquita Fátima onde participou a primeira reza de Jumma depois da interdição no âmbito do estado de calamidade pública decretado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi e uma vez que os cultos religiosos foram reabertos nos termos do Decreto de Conselho de Ministros n° 76/2021, de 24 de Setembro de 2021.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que " há necessidade de continuarmos coesos e unidos porque só unidos e coesos iremos vencer os desafios da actualidade face situação da pandemia da COVID-19, deslocados da acção dos terroristas na vizinha Província de Cabo-Delgado e outros desafios que nos impõe o mal estar social ".

Outrossim, o Chefe do Executivo Províncial disse que esta união deve ser aquela que começa nas nossas casas, entre irmãos, famíliares, amigos e continuar de facto a promoção e coesão entre nós e igualmente é preciso que continue o espírito de amor entre nós e deve ser consubstanciada pela solidariedade, ajuda mútua e misericórdia a cadeira do o sacrifício.

" Por isso, quero mais uma vez juntar-me a todos irmãos para continuarmos a rezar para nos dar a saúde, de modo a continuar a desenvolver a nossa Província de Nampula que tanto almejamos, não é fácil o tempo que passamos por causa da situação actual do mundo e da nossa pátria e em particular na Província de Nampula "- referiu Manuel Rodrigues.

Por esse intermédio, o governante disse que o decreto de conselho de Ministros n° 76/2021, de 24 de Setembro de 2021 veio alviar as medidas que estavam impostos que todos nós provamos através de interdição de cultos religiosos e entre outras actividades sociais e agora pedimos para aliviar as as mesmas, relaxando e dizemos que vamos tomar os cultos religiosos que deve ser entendida como um momento de introspecção e reflexão para o futuro.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues disse que é preciso que allah nos ajude de nos dar essa prorrogativa de relaxamento, esta retomada de outras actividades sociais aqui na nossa Província e do país deve ser como um comando de allah e de exigência.

O governante disse que deve-se usar a oportunidade de relaxamento das medidas e reentroduzir de modo acabar este mal através do nosso comportamento, nossa forma de ser e estar porque consta que alguns abusam o relaxamento indo nas praias de forma desorganizada e desobedecendo o distanciamento físico entre pessoas.

Igualmente Rodrigues exortou aos muçulmanos presentes no culto que o processo de matricula da 1ª classe para o ano de 2022 já iniciou que irá durar cerca de 90 dias, o processo de matricula é gratuito ( NÃO SE PAGA NADA OU É MAHALA ) , portanto não precisa de levar dinheiro podendo apenas levar o seu documento de identificação, um processo do aluno e dirigir-se a uma escola Primária das 7h:30min à 15h:30min " .

Por último, Manuel Rodrigues exortou a todos muçulmanos a necessidade de manter cada vez mais com a vigilância contra os inimigos da paz e do desenvolvimento do país, do estar social e em particular a Província de Nampula.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.