Informação

MULHER É A CHAVE ESTRATÉGICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE

Data: 31/03/2022
MULHER É A CHAVE ESTRATÉGICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE

Defende Albertina Ussene, Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social de Nampula em representação de Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província a margem da comemoração do dia 8 de Março.

O dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, também é o dia de celebração de conquistas sociais, políticas e económicas da Mulher, comparativamente o passado não tão recente onde a Mulher não estava fortalecida.

Na sua intervenção, Albertina Ussene, disse que o Gabinete de Atendimento a Família de Menores Vítima a Violência, Ministério Público e as Organizações Não Governamentais (ONG's), são instituições de forma incansável desafiam a promoção dos direitos humanos e que têm lidado com crime que no dia-a-dia se impõe contra a vida, sonhos individuais e colectivos da Mulher da nossa Província e país em geral, melhorando assim, os indicadores sociais, económicas e culturais que privilegiam a Mulher.

Num outro desenvolvimento, Albertina Ussene, Directora Províncial do Género, Criança e Acção Social disse actualmente, a Mulher tem em mão, transformações positivas que são conquistas adquiridas ao longo do processo de emancipação e construção da história do nosso país.

Segundo Albertina Ussene, " as celebrações do Mês da Mulher é período que reveste intensa divulgação de Direitos Humanos da Mulher na sociedade, através de palestras e outras manifestações construção com as quais as mulheres consolidam o seu nobre papel e merecido lugar.

A representantes do Governador da Província disse ainda que, o Governo está preocupado pela maneira como tem sido o tratamento da Mulher, nos processos de admissão para o Ensino Técnico Profissional que constitui desafio do Governo com vista a ajudar a definir o futuro do seu sonho.

Albertina Ussene, disse que na dinâmica cultural, a Mulher tem um papel fundamental na conservação moral nas gerações, a partir da educação caseira, onde ela é profissional, no contexto de desencorajamento da juventude a aderirem ao consumo de drogas e também abraçar no terrorismo, a mulher também contribui para observância das medidas de prevenção de COVID-19.

Para Albertina Ussene, cá entre nós, em finais de Setembro último promovemos na Província a Conferência Provincial da Mulher, no distrito de Malema, com o Lemaː “ Integração das Mulheres nas Indústrias Extractivas ”. Achamos que o evento foi um autêntico reforço da consciência colectiva sobre a situação da Mulher na sociedade, se a Mulher for vista com olho justo, como aquela sempre PRESENTE, desde a Luta de Libertação Nacional.

Referir que o dia 8 de Março que este ano se comemora é comemorado sob Lema: “ Pela Igualdade Hoje para a Sustentabilidade Amanhã ”, e contou com presença de uma muldura feminina e não só, destacando a presença da Juíza Presidente, esposas do Governador e do Secretário de estado, representantes da sociedade civil e de diversas instituições do estado e não só.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.