Informação

Governador de Nampula participa na inauguração do Estúdio Digital da Televisão de Moçambique-Delegação de Nampula

Data: 04/02/2021
Governador de Nampula participa na inauguração do Estúdio Digital da Televisão de Moçambique-Delegação de Nampula

O Governador da Provincia de Nampula participou na manhã de hoje, quarta-feira, (03) na inauguração do Estúdio Digital da Televisão de Moçambique (TVM)-Delegação de Nampula.

No seu discurso de intervenção, Manuel Rodrigues disse que, o acto de inauguração de estúdio de televisão digital com tecnologia de ponta, em plena província de Nampula, representa, sem dúvidas, um ganho estrondoso, impulsionador do nosso desenvolvimento.

O Chefe do Executivo Província sublinhou dizendo que, o acto é um troféu, que o recebo, muito grato, em nome da população da província, porque acresce a narrativa económica, social e cultural; com impactos directos no aumento da qualidade de transmissão do debate político. É troféu que poderá fluir o pluralismo de ideias sobre os interesses comuns, na coroa das nossas diferenças na província, como festejantes da democracia.

Para Manuel Rodrigues destacou a cermónia ainda dizendo que, este aparato de condições tecnológicas subentende o convite reiterado que a TVM, como parceira do nosso Governo, faz para que nos façamos com regularidade a este prestigiado órgão. Na verdade, esta é a nossa casa, uma das grandes portas que nos leva ao povo!

O dirigente da Província de Nampula, Manuel Rodrigues disse na mesma intervenção que, estamos perante um forte órgão de comunicação social parceiro do Governo a todos os níveis. E no quadro da implementação das reformas públicas que o país tem vindo a operar, a TVM preenche o cupão de resposta mais eficiente.

E em voz viva, Manuel Rodrigues defende que, a Televisão de Moçambique, tornou-se durante o percurso histórico, o garante da Unidade Nacional. Então, os 40 anos que marcam a sua existência, não pertencem unicamente à TVM, como órgão de informação, são amealhados com o povo que se orgulha em ter o lugar de exercício da sua moçambicanidade.

A mesma ocasião serviu para Manuel Rodrigues destacar que, queremos nos curvar perante aos profissionais que no dia a dia fazem e difundem a informação, formando, educando e prestando a assistência a nossa população, no processo de desenvolvimento com a ética e deontologia profissionais necessárias.

Na mesma intervenção e de maneira sábia, Manuel Rodrigues disse que, ֞queremos com isso, encorajar a TVM a constituir mais programas interactivos, baseados nos hábitos e tradições locais. São esses do âmago cultural que identificam o povo, em plena era das descentralizações.

Segundo Manuel Rodrigues, é com esta TVM mais moderna que o povo vai puder interpretar os seus anseios, aclamar suas vitórias, enaltecer a sua cultura, desfrutar as suas liberdades; valores registados na causa de Luta de Libertação Nacional e na nossa história como um povo.

Ainda no seu discurso apeteose Manuel Rodrigues disse que, nós, como Governo da Província, reconhecemos que é também através deste canal de informação que devemos, sobremaneira, sustentar a cultura de prestação de contas, na imperiosa interacção com a nossa população, como gestores públicos, e por extensão, para o sector privado.

O Chefe do Executivo Províncial disse que, é por reconhecemos que as políticas de desenvolvimento que não contam com a parceria dos órgãos de comunicação, são cativas do domínio público. Mas governar é massificar respostas à população. Pelo que, de certeza, a comunicação é indispensável.

Rodrigues disse que, para nós, esta tese que a TVM apresenta hoje, sustenta a criação permanente de condições para o desenvolvimento que queremos acelerado na província e na região norte do país.

O dirigente da Província de Nampula disse que, acabamos sabendo que esta rica região do norte a partir de hoje constitui extremo alargado de assistência técnica da Delegação da TVM em Nampula e parabéns pela proeza, Televisão de Moçambique!

Manuel Rodrigues disse que, queremos formular o nosso convite a este órgão e aos demais, que solicitem os nossos Directores Provinciais, Administradores, Directores dos Serviços Distritais, e demais quadros que compõem o nosso Governo para interacções com a população.

No final do seu discurso de intervenção, Manuel Rodrigues disse, bem haja a grande revolução tecnológica, da migração paulatina do analógico ao digital com sucesso!

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-