Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA E SECRETÁRIO DO ESTADO NA PROVÍNCIA SOLIDARIZAM-SE COM AS FAMÍLIAS VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NO DISTRITO DE MEMBA

Data: 14/10/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA E SECRETÁRIO DO ESTADO NA PROVÍNCIA SOLIDARIZAM-SE COM AS FAMÍLIAS VÍTIMAS DO NAUFRÁGIO NO DISTRITO DE MEMBA

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto e o Secretário do Estado na Província, Mety Oreste Gondola solidarizaram-se neste domingo, 10 de Outubro de 2021 com as famílias vítimas do naufrágio ocorrido no Distrito de Memba.

Manuel Rodrigues e Mety Gondola reuniram com uma equipa multissetorial composta pela PRM, Saúde e ADEMAR e estruturas locais que estão no terreno a realizar as buscas ao longo do mar para ver se pode localizar os considerados desaparecidos em Baixo Pinda, Distrito de Memba.

Na ocasião, Manuel Rodrigues e Mety Gondola procuram saber dos reais motivos que fizeram com que houvesse este incidente ocorrido no fim da tarde da última quinta-feira, 07 de Outubro de 2021 o qual foram informados que o mesmo ocorreu devido o mau tempo caracterizada pelas tempestades altas que tem acontecido sempre nos meses de Setembro e Outubro em todos anos.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues e Mety Gondola souberam que até então a embarcação que acabou naufragando registou cerca 13 óbitos, 8 sobreviventes e que ainda não se sabe ao certo o número total de pessoas que estiveram na embarcação na altura do incidente.

De seguida e após a reunião com a equipa multissetorial onde souberam os reais problemas do naufrágio, os dois dirigentes seguiram sucessivamente para a praia onde se encontra a tal embarcação que criou luto e tristeza no seio das famílias em Baixo Pinda.

No percurso, o Governador da Província de Nampula e o Secretário do Estado na Província deparam-se com uma situação bastante triste quando encontraram mais de 50 mulheres que na sua maioria eram crianças que estavam a tirarem água num poço em péssimas condições e sem segurança tendo prometido que iriam solucionar a situação dentro de 48h00 reparando as duas fontenárias estragadas que ali existem.

Depois da reunião, Manuel Rodrigues e Mety Gondola se dividiram tarefas tendo cada um escalado casa por casa como forma de abranger as casas tendo apresentados as suas sentidas condolências e manifestados a sua solidariedade com as mesmas famílias vítimas de naufrágio e os sobreviventes em Baixo Pinda, Distrito de Memba.

Durante a solidariedade nas casas, Manuel Rodrigues ofereceu produtos alimentares e desafiou as autoridades locais a terem maior atenção dos sobreviventes podendo assistir diariamente com assistência psicossocial, assistência permanente de saúde e outras necessidades de modo que elas não se sintam cada vez mais traumatizadas.

Outrossim, Rodrigues disse ainda que a maior atenção deve ser das crianças órfãs que foram deixadas pelos seus pais, devendo sempre o SDSMAS fazer de tudo para que tenham os cuidados necessários para elas puderem crescer saudáveis .

O Governador disse a necessidade de criação de comissões de trabalho que possam trazerem dados reais no terreno envolvendo o pessoal da polícia costeira, pessoal da saúde entre outros para evitar números hipotéticos que estavam na embarcação antes do incidente.

Por último, Manuel Rodrigues disse ser necessário a atribuição de diplomas de mérito ao pessoal de salvação, aliás todos aqueles que quando souberam do incidente fizeram de tudo para salvar algumas pessoas que graças a Deus já estão no convívio familiar pese embora com problemas de saúde.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.