Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA DIRIGE UMA REUNIÃO COM A ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS DE NAMPULA

Data: 19/11/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA DIRIGE UMA REUNIÃO COM A ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS DE NAMPULA

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, realizou na última terça-feira, 26 de Outubro corrente, um encontro com a Associação dos Músicos desta Província face aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, onde para além dos órgãos directivos da associação participaram no encontro músicos provenientes dos Distritos de Nacala, Lalaua, Nampula e a Direção Provincial da Cultura e Turismo e dentre outros.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse ainda que o encontro tinha por objectivo perceber o estado actual dos músicos Nampulenses tendo em conta as limitações que a indústria musical está imposta face aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19 e o respectivo plano para contornar essas limitações.

Na sua intervenção, Manuel Rodrigues disse sentir-se agradecido pelos músicos em aceitar o convite para este diálogo, pois já era a hora de realização de um encontro desta natureza porém, não se realizou antes por razões óbvias que nos impõe a redimir-nos através de uso de máscaras, distanciamento social e demais aspectos ligados a prevenção da COVID-19.

Outrossim, Manuel Rodrigues disse que este encontro é efectivamente para juntos fazermos uma reflexão da nossa situação actual e o que pode-se fazer perante esta realidade que é imposta pela natureza e que não temos como viver de forma saudável se não obedecer as regras emanadas pelo protocolo sanitário.

Inserido neste desafio, Manuel Rodrigues Alberto, dirigiu aos músicos seguinte questão: Como fazermos para não perdermos os nossos talentos musicais face à este cenário de pandemia ?

Por sua vez, John BK a resposta dos músicos a esta questão foi satisfeita primeiro, estes reconhecerem que os músicos são o veículo de educação social e influenciadores de mudança social e de comportamento da sociedade e porque os números de contaminação da COVID-19 tendem a baixar já podem de forma cautelosa iniciar as suas actividades recorrendo a outros meios como as tecnologias, por exemplo.

Segundo, John Bink porque ainda não podem fazer espectáculos, tem em plano a formação de um Movimento Cultural que se dedicar-a a Campanhas de Educação Rodoviária para redução da sinistralidade nas vias públicas, o que ao de olho dos músicos constitui uma forma de não deixar os seus talentos adormecidos.

Num outro momento, o governante enalteceu a ideia da Associação Provincial dos Músicos junto a Direcção Provincial da Cultura e Turismo de Nampula, pois os músicos através das suas mensagens educam a nossa população e promovem a adopção de comportamento positivo face aos diversos males que apoquenta a nossa sociedade, desde os de saúde a economia.

Ainda enaltecendo o contributo dos músicos, Manuel Rodrigues, deu o exemplo do processo de consolidação e reforço da nossa democracia, no decurso do mais recente acto referente as últimas eleições em que os músicos fizeram o melhor de si para consciencializar a população por forma a participar nos processos eleitorais, quer no momento de recenseamento eleitoral e adesão ao acto de votação.

Igualmente, o Chefe do Conselho Executivo Províncial de Nampula deixou o seu apreço pela solidariedade dos músicos aquando da angariação de apoio material e não só, aos irmãos deslocados internos de Cabo-Delgado e reconheceu o papel da classe musical face aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues agradeceu aos empresários e a sociedade civil e outros munícipes que tem apoiado a classe musical pese embora aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19 que não cruzaram os seus braços rumo ao desenvolvimento da Província de Nampula.

Manuel Rodrigues quer que Nampula seja o verdadeiro laboratório da música moçambicana e o viveiro dos talentos por ter músicos que inspiram os outros músicos mais novos como é o caso da banda Marrove que está substituindo a banda da Zena Bacar e dentre outros que deixaram o seu legado para as futuras gerações.

Por último, o Governador da Província disse "queremos estabelecer contacto permanente com os fazedores da música na Província de Nampula de modo a promover e acarinhar os músicos".

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.