Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA DIRIGE A CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA AGRÁRIA 2021-2022 E DA CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DE CASTANHA DE CAJU

Data: 19/11/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA DIRIGE A CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA AGRÁRIA 2021-2022 E DA CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DE CASTANHA DE CAJU

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto dirigiu nesta sexta-feira, 12 de Novembro de 2021 a cerimónia de Lançamento da Campanha Agrária 2021-2022 e da Campanha de Comercialização de Castanha de caju.

A cerimónia de Lançamento da Campanha Agrária 2021-2022 e da Campanha de Comercialização de Castanha de caju ao nível da Província iniciou com o plantio das árvores num total de 50 plantas de castanha de caju, milho, tomate, visitou a feira exposição de produtos agrícolas e pecuários que envolveu os 23 Distritos da Província de Nampula, a qual teve lugar na Localidade de Nacoma, Posto Administrativo de 7 de Abril no Distrito de Meconta.

Dirigindo-se aos presentes, Manuel Rodrigues disse que esta cerimónia que nos convoca ao Distrito de Meconta, reveste-se de especial importância na vida da nossa estimada população, constitui ultimato contra a fome e pobreza na nossa Província.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues disse " o nosso desejo é sair daqui como um vaticínio, que aponte resultados.mais seguro sobretudo do nível de preparação sobre agricultura que sonhamos empreender na Província de Nampula por ser uma Província sempre pujante no capítulo agrário, devido aos seus solos aráveis, maior entrega da população, acima de tudo, porque agricultura é essencialmente praticada dentro de clima montanhosa ".

Manuel Rodrigues sublinhou que o prognóstico da época chuvosa indica que a campanha agrária 2021-2022 será realizada no quadro de um regime de chuvas que, de certa maneira, irão satisfazer as necessidades hídricas de culturas em campo.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que nesta empreitada governativa de Descentralizada, quer uma Agricultura mais envolvente, mais participativa e Inclusiva entre jovens e mulheres, aquela que orgulhe os seus praticantes e que sonham atingir níveis empresariais.

Outrossim, Manuel Rodrigues disse que " é por isso que admitimos 219 extencionistas adicionais, passando a Província a contar com 525, facto que permitiu o aumento de número de produtores assistidos de 104.244, 2020, para 114.852 em 2021.

Não obstante, o Chefe do Conselho Executivo Províncial disse que aos resultados alcançados, durante a Campanha Agrária 2020-2021, temos em memória a ocorrência de pragas e doenças como a lagarta funil do milho, gafanhoto elegante e podridão radicular da mandioca que condicionaram a produção em cerca de 37.830 hectares.

Na mesma ocasião, disse que " em simultâneo, hoje procedemos ao Lançamento da Campanha de Comercialização de Castanha da caju, a nível da nossa Província, uma cultura que tem vindo nos últimos anos a reabrir as páginas de esperança, na área económica da Província.

Em outras palavras, Manuel Rodrigues disse que não há dúvidas que o caju constitui aposta para a ressurreição da nossa economia tendo em conta que todos os povos têm um clima favorável que esta bela Província dispõe.

Outrossim, Manuel Rodrigues disse que articulação para o resgate do caju existe o pragmatismo, sinceridade, coragem e envolvimento de todos porque a cultura do caju em Nampula deve ser assumida como uma causa, nossa razão, emprego seguro para a população.

O governante sublinhou que na presente campanha, espera comercializar cerca de 74.500 toneladas , contra 67.338 da companha passada, o que espelhará um crescimento de 10,6 %.

O Lançamento da Campanha Agrária é um evento que acontece anualmente a nível nacional que visa promover o papel do sector Agrário no desenvolvimento socioeconómico do país, avaliar o desempenho da campanha anterior e lançar linhas estratégicas com vista a melhoria da produção e produtividade agrária e pesqueiras.

- *Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-*.