Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA DESAFIA OS JOVENS A PROMOVEREM VALORES DE PAZ E CIDADANIA

Data: 25/11/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA DESAFIA OS JOVENS A PROMOVEREM VALORES DE PAZ E CIDADANIA

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto manifestou está consideração nesta quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 durante a cerimónia de encerramento do observatório da juventude.

Na ocasião, o governante ao encerrar o observatório da juventude na Província de Nampula, reiterou a sua disponibilidade e vontade de juntos trilhar na busca de soluções perenes e sustentáveis dos vários problemas que apoquentam a população, sobretudo os jovens.

Manuel Rodrigues pediu aos jovens a necessidade de manterem cada vez mais de uma conduta digna, para se preservar as conquistas já alcançadas, a paz e cidadania como factores imperativos da juventude e não só, incentivou os jovens a se dedicarem mais na carreira académica no sentido de contribuírem, da melhor maneira, no processo de desenvolvimento da Província e do país.

Em outras palavras, o Chefe do Conselho Executivo Províncial destacou a juventude pelo seu empenho e dedicação no engajamento da juventude nas causas patrióticas, Unidade Nacional, reconciliação nacional, paz, desenvolvimento e espirito patriótico.

O Chefe do Executivo Províncial declarou aos presentes que dentro de dias a Província irá receber mais um centro de formação profissional em Nacala, bem equipado que certamente será uma outra linha para os jovens capitalizar o saber fazer em resposta às necessidades concretas do mercado.

Manuel Rodrigues disse que o CEP está em contactos bem avançados para a implantação de um Parque Industrial na região de Topuito, no Distrito de Larde em parceria com a MozPark onde abrir-se-á uma boa oportunidade para o acesso aos estágios pré-profissionais para os jovens da Província de Nampula e do país em geral.

Rodrigues sublinhou ainda que o Conselho Executivo Províncial de Nampula tem vindo a desdobrar-se nas várias linhas de acção na perspectiva de assegurar para os jovens sobretudo a empregabilidade, o acesso à saúde, Educação, Formação, habitação e outras áreas.

Segundo Manuel Rodrigues " agrada-nos testemunhar que até ao mês de Setembro haviam sido criados 30.499 novos postos de emprego pelo sector público, privado e através de iniciativas individuais de auto-emprego e que no presente ano absorveu-se todos os 1.363 jovens Docentes N4 que estavam disponíveis no mercado e ainda o CEP precisa mais de 1.137 jovens Docentes N4 ".

O governante disse que o presente ano cerca de 1.195 jovens a beneficiaram-se de cursos de formação profissional de curta duração e igualmente, 236 Kits para a promoção do emprego e auto-emprego nas áreas de culinária, electricidade, corte e costura, mecânica, carpintaria, construção civil, agricultura, serralharia e piscicultura foram alocados aos jovens.

No âmbito da promoção da habitação, Manuel Rodrigues disse que o CEP avançou com a demarcação de cerca de 940 talhões para os nossos jovens erguerem as suas habitações, observando logicamente aquele princípio de “pedra a pedra” irão construindo o futuro; Enquanto isso, estamos em contactos bem avançados para a implantação.

Por último, Manuel Rodrigues disse que no âmbito da descoberta e produção de novos talentos o CEP procedeu a entrega de dois campos terraplanados nos Distritos de Rapale e Meconta, estando em curso a construção de um campo de multi-uso em Nametil, para além da reserva de espaços para a construção de mais campos nos Distritos de Moma, Muecate, Mecubúri entre outros, não só, alocou às Associações desportivas, 273 artigos desportivos que vão desde, bolas, tabuleiros, redes e uniformes.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.