Informação

" Ao inibir as nossas crianças ao ensino é hipotecar o futuro delas e a prosperidade desta nação moçambicana "- Defende Manuel Rodrigues Alberto.

Data: 03/10/2021
" Ao inibir as nossas crianças ao ensino é hipotecar o futuro  delas e a prosperidade desta nação moçambicana "- Defende Manuel Rodrigues Alberto.

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA EXORTA AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO QUE O PROCESSO DE MATRÍCULA DA 1ª CLASSE É IMPERATIVO E NÃO SE PAGA NADA

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto falava na manhã desta sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 durante a cerimónia de abertura de matrículas da 1ª classe que teve lugar na Escola Primária e Completa dos Limoeiros.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que " o processo de matricula da 1ª classe para o ano de 2022, é um processo que irá durar cerca de 90 dias , consistirá basicamente na matricula de todas as crianças que completarem 6 anos até ao dia 30 de Junho de 2022, e também aquelas com idade superior a 6 e inferior a 14 anos de idade que por qualquer motivo, não tiveram oportunidade de ingressar ao processo de ensino.

Outrossim, o Chefe do Executivo Províncial sublinhou dizendo que " aparentemente esses 90 dias são muito mas que na realidade é um tempo curto, daí a necessidade de fazer com que a nossa criança vá mais cedo, acompanhado pelo seu encarregado de educação ou familiar para se matricular nas nossas escolas a nível da Província de Nampula ".

" Assim queremos exortar a todos os país e ou encarregado de educação a matricular as suas crianças ou educandos na escola mais próxima da sua residência, tendo em mente que ao inibir as nossas crianças ao ensino é hipotecar o futuro delas e a prosperidade desta nação moçambicana "- referiu Manuel Rodrigues.

Rodrigues exortou igualmente aos pais e encarregados de educação e a comunidade escolar dizendo que " o processo de matricula é gratuito ( NÃO SE PAGA NADA OU É MAHALA ) , portanto não precisa de levar dinheiro podendo apenas levar o seu documento de identificação, e um processo do aluno e dirigir-se a uma escola Primária das 7h:30min à 15h:30min " .

Manuel Rodrigues disse que " constitui um imperativo o cumprimento da nossa meta que é de matricular 329.301 crianças nos novos ingressos deste ano, ou seja de 1ª, 8ª e 11ª classes podendo representar uma evolução para o Plano que fizemos para este ano em 4% ".

O governante disse que pretendemos que a nossa meta de matricular 270.201 crianças de 1ª classe alcançado, e porque não superada? Um facto de poder representar este ano, um crescimento de 3,9% relativamente as 259.970 crianças matriculadas ano passado.

Para Manuel Rodrigues , este número de crianças matriculadas no ano passado de 2020, representa um desafio porque na altura, os alunos que matricularam para estudar neste presente ano de 2021, tiveram um revés, em termos de medo devido a pandemia da COVID-19 que condicionou o processo do ensino ".

Rodrigues disse que " agora que as condições tendem a melhorar em todo o território nacional, o processo de ensino já foi reaberto e por isso temos que aproveitar esta oportunidade para levarmos as nossas crianças para poder matricular em massa nas nossas instituições de ensino primário ".

Segundo Manuel Rodrigues " queríamos referir o facto de que não queremos voltar a situação que tivemos em 2020 e este ano onde a situação mostrou que cumprimos em 76% 259.970 alunos, que chegou a representar um decréscimo muito profundo que é de 19,5% ".

Por último, o governante disse que " comparativamente a aquele número que tivemos quando iniciamos o ano de 2020, uma situação que naturalmente não se compadece com o aumento populacional que estamos a registar na nossa Província de Nampula".

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.