Informação

"A PESSOA COM DEFICIÊNCIA DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÓMICO DO PAIS"

Data: 21/11/2021
"A PESSOA COM DEFICIÊNCIA DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÓMICO DO PAIS"

-Defende Albertina Ussene, DPGCAS a margem da celebração dos 32 anos da ADEMO, que culminou com a inauguração, ontem, da oficina de fabrico e reparação de meios de compensação, no bairro de Natikire, arredores da cidade de Nampula.

Importa referir que a montagem da nova oficina contou com apoio da fundação Abilis parceiro de cooperação do governo que actua na proteção da pessoa com dificiencia.

Graças a este apoio, financeiro, foi possível adquirir as infraestruturas, apetrechar de equipamentos que permite fabricar, triciclos e cadeiras de rodas em apenas 2 dias, actividade que antes só era possível em mais de 15 .

Para além de meios de compensação, serão fabricados igualmente, fogões a carvão, enxadas, máquina de fabrico de blocos. Albertina Ussene, Directora Províncial do Género, Criança e Acção Social de Nampula, referiu que é preciso potenciar a formação de jovens com dificiencia e não só, por forma a garantir a continuidade.

Outrossim a dirigente Falou da necessidade de transformar a oficina numa verdadeira fonte de emprego e geração de renda para o grupo social, neste contexto sugeriu ampliação do leque de utensílios a fabricar, de rápida comercialização, e ainda priorizar a legalização do negócio para garantir a sustentabilidade.

De referir que o evento contou com a presença do presidente da mesa da assembleia Nacional da Associação Moçambicana de pessoas com dificiencia (Ademo), António Nhatumbo, dirigentes da FAMODE, ADEMO, e seus membros, e ainda técnico da DPGCAS.