SDEJT

Data: 04/01/2018

O Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Angoche localiza-se na Rua 07 de Abril do Bairro Central A, no município de Angoche. Possui 05 repartições, nomeadamente:

  • Repartição de Educação Geral;
  • Repartição de Recursos Humanos;
  • Repartição de Administração, Planificação e Finanças;
  • Repartição da Cultura, Juventude e Desporto.

Este serviço tem a função de garantir o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino, sendo que a rede escolar do Distrito de Angoche é constituída por 119 escolas, das quais 111 do EP1 e EP2 e 8 do Ensino Secundário Geral (sendo a destacar 01 privada).

Efectivo Escolar

Em média, o efectivo escolar é de 71.036 alunos (Incluindo o Ensino à Distâmcia e Alfabetização e Educação de Adultos), numa meta global de 70.197 alunos.

Saúde Escolar

Em coordenação com o Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, anualmente é feito o acompanhamento da campanha de tratamento de Parasitoses Intestinais aos alunos e é feita a sensibilização aos alunos, docentes, pais e encarregados de educação para prevenção da gravidez precoce. Tem havido, igualmente, a promoção de saúde escolar no pacote básico, onde foram realizadas actividades de saneamento do meio, prevenção do consumo de álcool e outras drogas, bem como a prevenção de doenças.

Bibliotecas

O distrito de Angoche dispõe de 04 bibliotecas, sendo 02 privadas. A média anual de leitores tem sido de 6000.

Ciência e Tecnologia

O distrito beneficia-se de três Centros de Formação em matéria de TICs cujo grupo alvo são alunos. Nas escolas secundárias, a disciplina de TICs na educação garante aos alunos o manuseamento de informática na óptica do utilizador.

Ensino Médio Profissional à Distância

Frequentaram e graduaram 80 Funcionários e Agentes do Estado, neste modelo de ensino, os quais têm se beneficiado na elevação da sua categoria profissional.

Produção Escolar

Existem em todas as escolas do distrito, um total de 45.739 fruteiras que beneficia as escolas. Para a pecuária, o Distrito conta com 11 cabeças de gado no Centro Internato de Malatane pertencentes às escolas.