Informação

Novas barragens para Nampula

Data: 02/09/2015
Novas barragens para Nampula

Trata-se, segundo escreve hoje o “Notícias”, de uma das prioridades inscritas numa lista de projectos de investimento a serem realizados em Nampula até ao ano de 2020, em parceria com o sector privado.

A ideia é construir-se uma segunda barragem sobre o rio Monapo para abastecimento de

água à cidade de Nampula, com capacidade para alimentar 700 mil habitantes, além de garantir a sua disponibilidade como matéria-prima para a indústria.

A empreitada, segundo dados apurados pelo jornal, é avaliada em 42 milhões de dólares norte-americanos.

A segunda barragem, que está na agenda do Executivo de Nampula, será erguida sobre o rio Sanhote, a aproximadamente 39 quilómetros da cidade de Nacala-Porto, cujo volume de encaixe está estimado em 40 mil metros cúbicos por dia. Decorre ainda o estudo de viabilidade deste empreendimento, razão por que ainda não é conhecido o valor a ser investido nas obras.

A médio prazo, e com valores estimados em 56 milhões de dólares norte-americanos, está igualmente agendada a construção da barragem de Monte Tiza, sobre o rio Meluli, a aproximadamente 50 quilómetros da cidade de Nampula, com a capacidade de 95 milhões de metros cúbicos por ano, além da construção de um sistema de adução de 60 quilómetros de extensão.

A quarta barragem a ser construída até 2020, segundo a lista de projectos de investimentos prioritários do Executivo de Nampula, será na bacia de Lúrio, no distrito de Eráti, que se destinará à geração de electricidade.

Mesmo assim, espera-se que esta infra-estrutura venha a garantir a disponibilidade de 518 mil metros cúbicos de água para consumo na área urbana da zona económica especial de Nacala.

Pretende-se com estes projectos a terceirização da sua provisão e distribuição aos operadores privados, tendo como alvo os sectores de indústria, sistemas de irrigação e de abeberamento. (fonte:AIM)