Localização geográfica

Data: 21/11/2017

Nacala é um Distrito costeiro da província de Nampula. Possui um porto localizado na Baía de Bengo, que tem uma profundidade elevada que permite a movimentação de navios de grande porte, sendo um dos mais importantes da costa oriental de África. Este porto é o terminal do Corredor de Nacala, servido por uma linha férrea que liga as cidades de Nampula, Cuamba, Lichinga (no Niassa) até ao Interland.

Conta com uma população de 241.050 Habitantes de acordo com a actualização dos dados populacionais feita pelo INE em 2014. São maioritariamente falantes de língua emakua, oriundas dos Distritos de Memba, Nacala-á-Velha, Mossuril, e de outras etnias com que coabitam. A distribuição desta população é bastante irregular, dadas oportunidades de emprego e infra-estruturas económicas e sociais que não estão equilibrados em todos os 41 bairros que compõem o Distrito.

Situa-se à Nordeste da Província de Nampula, numa península localizada entre os paralelos 14o-27’ Sul e os meridianos 14o-45’ e 40o-36 e 40o-51’, E conta com uma área de 360Km2, com uma distância máxima de raio de 15Km e é compreendido pela Sede e dois Postos Administrativos Urbanos, nomeadamente: Mutiva e Muanona, com uma densidade populacional de 18 habitantes por Km2.