Informação

GESTÃO DESCENTRALIZADA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO - NAMPULA E MAPUTO DISCUTEM VANTAGENS

Data: 23/10/2019
GESTÃO DESCENTRALIZADA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO - NAMPULA E MAPUTO DISCUTEM VANTAGENS

Os municípios da cidade de Nampu­la e Maputo estive­ram reunidos esta terça-feira, para a troca de experiências sobre a gestão dos serviços de saúde e educação, no contexto da Constituição da República recentemente revista.

Com efeito, a revisão pon­tual da “lei mãe”, prevê que, no contexto da descentralização, os serviços acima menciona­dos passam, igualmente, para a competência dos governos distritais e das autarquias.

O evento, promovido pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Ci­vil (CESC), discutiu as vanta­gens que tal modelo vai trazer.

Para a responsável do pro­grama do CESC, Emma Car­doso, “ao nível do projecto, pretendemos, contribuir para uma reflexão sobre a impor­tância de uma abordagem de governação assente na articu­lação entre diferentes níveis de poder descentralizado e as instituições, com vista a uma melhor provisão de serviços públicos aos cidadãos”, disse Cardoso,

O seminário realizou-se no âmbito do projecto de partici­pação do cidadão na gover­nação local, à luz da parceria cívica de boa governação, cujo objectivo é a melhoria da participação do cidadão e das organizações da socieda­de civil local, implementado pela CESC, em parceria com a Counterpart Internacional, financiado pelo USAID