Informação

TÉCNICOS DE SAÚDE CAPACITADOS SOBRE O COMBATE À TUBERCULOSE

Data: 09/08/2018
TÉCNICOS DE SAÚDE CAPACITADOS SOBRE O COMBATE À TUBERCULOSE

Sessenta técnicos de saúde da região norte do país encontram­-se, desde segunda-feira, na cidade de Nampula, a parti­cipar num seminário de ca­pacitação sobre a prevenção e combate à tuberculose mul­tirresistente, promovido pelo respectivo Programa Nacio­nal de Controlo.

Pereira Sindoca, represen­tante do referido programa, disse que a iniciativa que é auspiciada pelo Ministério da Saúde, destiona-se, essencial­mente, dotar os profissionais do sector de novas técnicas de diagnóstico e controlo desta doença infecto-contagiosa.

A propósito, observou que a tuberculose multirresistente já não é tratada nos moldes habituais e impõe um período longo de medicação. E a pre­sente capacitação propõe-se adequar os técnicos de saúde aos novos desafios impostos pela evolução científica, que, obviamente, preconizam, outro género de fármacos e consequente forma de admi­nistração.

Entretanto, a fonte des­tacou o facto dos esforços desenvolvidos pelo sector da saúde terem permitido a redução do período de trata­mento da tuberculose no país, de 24 para 9 meses.

Segundo dados da Orga­nização Mundial da Saúde, Moçambique consta na lista de países detentores de ele­vada taxa de tuberculose, não obstante os esforços desen­volvidos visando o seu com­bate.Wf