Informação

PELA 2ª VEZ - MONAPO INTRODUZ “CONDOMÍNIOS VERDES

Data: 21/02/2019
PELA 2ª VEZ  - MONAPO INTRODUZ “CONDOMÍNIOS VERDES

O distrito de Mona­po, na província de Nampula, in­troduziu pela primeira vez na presente campanha agrária, os “condomínios verdes”, uma técnica agrária que consiste na abertura de campos em blocos, para aumento da pro­dução e produtividade.

Numa primeira fase foram abertos 22 blocos, numa área de mais de 50 hectares apoia­das financeiramente pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), experiência que poderá ser replicada ao nível de outros distritos da província.

O sector que superintende as actividades económicas em Monapo indica que no total prevê-se que nesta primeira iniciativa, os camponeses da­quela região produzam mais de 400 toneladas da cultura de milho.

A empresa Cervejas de Moçambique (CDM), será um dos grandes compradores do milho produzido naqueles moldes em Monapo, facto que incentiva às famílias que ade­riram o programa nesta fase.

Uma das grandes vanta­gens da implementação deste projecto é que as famílias que estão integradas nos 22 blo­cos e outras que poderão ser integradas noutras fases, vão constituir fóruns de produ­tores do milho do distrito de Monapo, o que vai ser uma mais-valia para o aumento da produção e produtividade deste cereal.

“Os condomínios verdes” são ditos também como uma forma eficaz e sustentável de prevenção e combate da pra­ga denominado funil do mi­lho, que tem vindo a afectar a produção desta cultura em alguns distritos da província de Nampula. wf