Informação

NAMPULA PROCURA SALVAR DANÇAS TRADICIONAIS

Data: 29/10/2018
NAMPULA PROCURA SALVAR DANÇAS TRADICIONAIS

Um grupo de jovens e adolescentes da cidade de Nam­pula, foram recentemente capacitados sobre técnicas de danças tradicionais.

Trata-se de manifestações culturais consideradas sob risco de desaparecer do vasto reportório cultural da região norte do país, designada­mente phahantikwa, mwaka­nheke, maquiequie e namuka maioritariamente praticadas nas zonas do litoral e do in­terior a sul da província de Nampula, com particular ocorrência para os distritos do sul, nomeadamente de An­goche, Moma e Mogovolas.

O presidente da Asso­ciação Cultural Nochanga, Inácio Santos, disse ao nosso jornal que a formação deste grupo alvo sobre técnicas das referidas danças tradicionais tem como objectivo divulgar a cultura moçambicana em particular da província de Nampula.

Anotou na circunstância que esta formação de jovens e adolescentes sobre as técnicas de danças tradicionais tem em vista valorizar a identida­de cultural daquelas regiões bem como projectar os seus praticantes para outros pata­mares.

O nosso interlocutor disse ainda que acções do género devem ser levadas a cabo jun­to das novas gerações de for­ma a evitar que outras expres­sões culturais com alto valor tradicional desaparecem da agenda cultural da região.