Informação

ILHA DE MOÇAMBIQUE - EM FESTIVAL NACIONAL

Data: 05/09/2018
ILHA DE MOÇAMBIQUE - EM FESTIVAL NACIONAL

Decorre desde domingo passado, na cidade da Ilha de Moçambique, o V Festival Nacional dos Jogos Tradicionais, em masculinos e femininos, obedecendo um único escalão etário que vai até aos 50 anos de idade. O evento que conta com um total de 200 participantes, sendo 153 atletas, provenientes de todos os cantos de Moçambique.

O evento foi aberto pela vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, que, na ocasião, explicou que a realização daquele tipo de festivais no país, trás uma mais-valia com vista a impulsionar estes jogos que têm vindo a ganhar interesse para a sua prática em Moçambique.

Ana Flávia Azinheira destacou igualmente o facto de nos últimos tempos estar haver maior envolvimento na prática dos jogos tradicionais no país, por parte das crianças, jovens e adultos, como resultado do trabalho que está sendo feito no sentido de difundi-los nas comunidades. O conselho municipal da Ilha de Moçambique considerou a escolha daquela cidade para acolher os jogos, como uma grande honra, particularmente num momento de importância especial como este em que aquela parte insular que foi a primeira capital de Moçambique, prepara a celebração do seu bicentenário, no dia 17 do presente mês. Aliás, a escolha foi tendo em conta a celebração dos 200 anos de elevação daquela ilha à categoria de cidade, cuja preparação compreende também pela promoção de vários eventos de índole cultural, desportivo e outros. As modalidades em competição no V Festival Nacional dos jogos tradicionais que termina na próxima sexta-feira, são nomeadamente ntxuva e muravarava. A província de Nampula é a detentora do título de tricampeã nacional acto conquistado no festival anterior.