Assinala-se em todo Mundo o dia Mundial do Combate ao HIV/SIDA

Data: 01/12/2017
Assinala-se em todo Mundo o dia Mundial do Combate ao HIV/SIDA

Comemora-se hoje, em todo mundo, o dia 1º de Dezembro, Dia reservado para a reflexão profunda sobre os males que este vírus e doença fazem na vida humana. sob lema: Priorizando a prevenção para acelerar o combate ao HIV-SIDA.

O Núcleo distrital do Combate ao HIV/SIDA, para este ano, se esforçou, através de campanhas nas escolas e estabelecimentos de ensino superior, palestras como forma de alertar à juventude para a necessidade da prevenção.

Nesta acção de combate ao HIV-SIDA, ao nível do  distrito de Nacala, as mensagens foram focadas em três bases:Prevenção; Não ao estigma nem a discriminação e Adesão e retenção ao TARV.

Fernando Doda Muzobingua, Administrador do Distrito de Nacala lembrou que a pandemia do HIV/SIDA, é uma aflição mundial. Ao nível do distrito, constitui uma grande preocupação, na nossa acção pelo bem-estar da população pois, ao comprometer a saúde humana, o HIV constitui impedimento grave ao empenho do povo Moçambicano no combate à pobreza. Este entrave, atrasa o desenvolvimento; retarda o avanço procurado; e retrocede, muito infelizmente, todos os esforços e engajamento do nosso povo na luta pela evolução económica e social.

Muzobingua, salientou ainda que o Governo e os parceiros de cooperação, têm vindo a desenvolver esfroços em coordenação, introduzindo novas políticas e planos como é o caso de “Testar e Iniciar” que, no nosso distrito teve início a 21 de Novembro do ano corrente, com o objectivo de alcançar os 90-90-90, o que significa:

  • 90% das pessoas com HIV sejam testadas e tenham conhecimento da sua condição de saúde;
  • 90% dessas pessoas positivas iniciem o tratamento nas nossas unidades sanitárias e por fim;
  • 90% das pessoas que iniciaram o tratamentro, alcancem o nível de supressão viral, onde a transmissão do HIV para outras pessoas é muito baixa.