Informação

PRIMEIRO-MINISTRO E O GOVERNADOR DE NAMPULA APELAM À SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DO CICLONE GOMBE

Data: 18/03/2022
PRIMEIRO-MINISTRO E O GOVERNADOR DE NAMPULA APELAM À SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DO CICLONE GOMBE

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane e o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, apelaram hoje a toda a população da Província de Nampula para que sejam solidários para com as vítimas das calamidades naturais na zona norte do país.

Adriano Maleiane e Manuel Rodrigues Alberto falavam nesta segunda-feira, (14) durante a sua visita de trabalho nos Distritos de Mogincual, Monapo e Mossuril devido a depressão tropical Gombe caracterizada pelas chuvas e ventos fortes que assolou a Província.

1° Ministro e o Governador da Província de Nampula, que se deslocaram nesta manhã via aérea (helicóptero) para os Distritos de Mogincual, Monapo, Mossuril, Monapo e Ilha de Moçambique sucessivamente para aferir os danos causados pela depressão tropical Gombe que assolou desde sexta-feira constataram a destruição parcial e total de algumas infra-estruturas sociais e económicas, estradas, casas de construção convencional e precária nos diferentes Distritos.

“Este não é um problema político. Apelamos que continuemos solidários à população que enfrenta estes fenómenos naturais. Apelamos também à toda sociedade a se juntar a este grupo ”, apelaram Adriano Maleiane e Manuel Rodrigues.

“ Apelamos de mãos dadas às populações a não construírem nas zonas propensas a inundações e apelo aos outros a procurar zonas seguras ”.

Neste momento os Distritos de Mogincual (Posto Administrativo de Lunga), Monapo, Mossuril, Monapo e Ilha de Moçambique estão sem energia. Situação igual se verifica no distrito de Angoche . Até aqui, o ciclone Gombe já deixou vários rastros de destruição mas devido a problemas de comunicação ainda não é possível estimar os danos causados.

O Primeiro-Ministro e o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, deixaram ainda um apelo às populações que vivem nas zonas de risco de modo a se retirarem para as zonas mais seguras.

Durante a visita aos Distritos os governantes confortaram as famílias e orientaram a equipa Conselho Técnico Distrital e Províncial de Gestão de Risco e Redução de Desastres para fazer o levantamento em evidências com as estruturas locais (líderes comunitários) de forma minuciosa e criteriosa dos casos ao nível da Província de Nampula para possível intervenção.

Na mesma ocasião, Adriano Maleiane e Manuel Rodrigues instaram aos Governos Distritais a necessidade de continuar a disseminar com as mensagens de prevenção de forma intensa, uma ação que tem que ser feita de forma contínua.

Naqueles Distritos, o Primeiro-Ministro e o Governador da Província de Nampula fizeram uma monitoria das acções de resposta e assistência humanitária as famílias afectadas e expressaram a solidariedade do Governo. Outrossim, Adriano Maleiane e Manuel Rodrigues, avaliaram igualmente as necessidades de reconstrução de emergência de infra-estruturas sociais básicas que ficaram destruídas.

Soube-se que o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, desafiou escalar no sábado passado, (12) o Distrito de Mogincual, severamente assolado pelo ciclone "Gombe" a Mogincual usando via terrestre via Liupo não conseguiu prosseguir devido a destruição da ponte sobre o rio Mucalukhu, situado na Localidade de Namiconha, ainda Distrito de Nampula.

Todavia e preocupado com a situação da população do destino, Manuel Rodrigues ordenou a sua comitiva a fazer o contorno via Monapo, onde também não conseguiu, devido a destruição das pontes sobre os rios Anlapani e Ampoesse face efeitos da depressão tropical Gombe.

Nesta deslocação área (helicóptero) para visitar as zonas e infraestruturas públicas e privadas afectadas pelo ciclone Gombe esteve presente também a senhora Luísa Meque, Presidente Presidente do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.