Informação

Mais 20 furos adicionais de água em Namiteca no contexto de boa cooperação bilateral entre o Governo Japonês e o CEP de Nampula.

Data: 19/11/2021
Mais 20 furos adicionais de água  em Namiteca no contexto de boa cooperação bilateral entre o Governo Japonês e o CEP de Nampula.

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA RECEBE EM AUDIÊNCIA NO SEU GABINETE DE TRABALHO A EQUIPA DA JICA

No âmbito de cooperação bilateral entre Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o Conselho Executivo Províncial de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula recebeu nesta segunda-feira, 15 de Novembro de 2021, uma audiência no seu gabinete de trabalho uma equipa Japonesa composta pela senhora Narita Kotomi, chefe do Departamento de Divisão de Projectos em Africa e o senhor Watanabe Taiji, assessor de formulação de projectos (Ambiente, Recursos Hídricos e Gestão de Desastres Naturais).

Na ocasião, Manuel Rodrigues partilhou os desafios da Província de Nampula, com destaque o abastecimento de água as populações que torna um outro desafio do Conselho Executivo Províncial , olhando pela capacidade percentual disponível, comparativamente ao número de habitantes que estão há mais de 6.5 milhões de habitantes, emprego aos jovens, educação, saúde, infra-estruturas sociais, deslocados da acção dos terroristas na vizinha Província de Cabo-Delegado que se encontram reassentadas no Posto Administrativo de Corane, Distrito de Meconta, pandemia da COVID-19 e entre outros desafios.

Na mesma ocasião, Rodrigues falou do projeto da barragem localizada no Distrito de Monapo que dista a 150km para cidade de Nampula e que concretizado o projecto alviaria o sofrimento da população da Província face aos desafios da problemática de falta de água que tem originado o problema de doenças hídricas como cólera, malária e outras doenças.

O Chefe do Conselho Executivo Províncial de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto quer no seu mandato aumentar a taxa de cobertura de água de 54.4% para 80% até em 2024 sendo que estas palavras já estão a ter seus efeitos tendo em conta o número de fontenária tem estado a subir cada vez mais.

Por sua vez, Narita Kotomi, chefe do Departamento de Divisão de Projectos em Africa informou ao Manuel Rodrigues que Conselho Executivo Províncial de Nampula que vai receber da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) cerca de 20 furos adicionais de água em Namiteca para fazer fase as preocupações do CEP em prover água para a população da Província de Nampula.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.