Informação

MANUEL RODRIGUES ENCORAJA OS BENEFICIÁRIOS DO PROMOVE AGRIBIZ A CAPITALIZAR AS OPORTUNIDADES VISANDO O ALCANCE DOS RESULTADOS QUE DITARAM A IDEALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJECTO

Data: 31/03/2022
MANUEL RODRIGUES ENCORAJA OS BENEFICIÁRIOS DO PROMOVE AGRIBIZ A CAPITALIZAR AS OPORTUNIDADES VISANDO O ALCANCE DOS RESULTADOS QUE DITARAM A IDEALIZ...

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, falava na tarde desta terça-feira, (29 de Março) durante a cerimónia oficial de Lançamento do PROMOVE AGRIBIZ sob o lema: " Por Uma Agricultura Sustentável e Orientada Para o Mercado ".

Na sua intervenção, Manuel Rodrigues, disse o PROMOVE AGRIBIZ, é um projeto de grande importância para o desenvolvimento do sector agrário, na medida em que tem uma forte componente inter-institucional e privilegia uma abordagem de cadeia de valor, com as intervenções em área-chave que abarcam a preparação do processo produtivo até ao estágio final, que é o consumo.

Num outro desenvolvimento, o governante disse a cerimónia de apresentação oficial do PROMOVE AGRIBIZ, decorre num momento em que está em curso a divulgação do Plano Estratégico Provincial (PEP 2020-2030) visando a busca de parcerias e de complementaridades.

O Chefe do Executivo Provincial encorajou os beneficiários do PROMOVE AGROBIZ a capitalizar as oportunidades que dele serão geradas visando o alcance dos resultados que ditaram a idealização e implementação do projecto.

Manuel Rodrigues, saudou igualmente FILIPE NYUSI, Presidente da República pela forma incansável que tem mobilizado parcerias com vista a satisfazer as principais ansiedades dos Moçambicanos, sobretudo da população da Província de Nampula.

Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues, disse a sua estratégia e objetivo, o PEP 2030 encontra no PROMOVE AGRIBIZ oportunidade de conjugação de esforços e recursos para a sua implementação exitosa segundo o lema: " POTENCIAR O DISTRITO PARA PRODUZIR RIQUEZA " onde neste projeto inúmeras vantagens irão contribuir para catapultar o processo de desenvolvimento de Nampula.

O governante, disse com o projeto vai constituir-se na ponte e fonte de recursos tecnológicos, financeiros e humanos para vencer a fome, combater a desnutrição crónica, gerar renda para as famílias nas zonas rurais, empoderar as mulheres, garantir a segurança alimentar e trazer tecnologias sustentáveis e suporte para uma agricultura resiliente.

Segundo Manuel Rodrigues, " apresentação oficial do PROMOVE AGRIBIZ constitui um marco que ficará registado de forma indelével na vida dos nossos produtores agrários e particularmente da nossa juventude ".

O PROMOVE AGRIBIZ visa contribuir para a melhoria da segurança alimentar e a resiliência de pequenos produtores assim como para o aumento da competitividade rural nas Províncias de Nampula e da Zambézia e nesta primeira fase para a Província de Nampula será implementado nos Distritos de Meconta, Mogovolas, Ribáuè e Angoche.

Referir que, o programa PROMOVE AGRIBIZ é co-financiado pela União Europeia (UE), pelo Ministério Federal da Cooperação e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.