Informação

MANUEL RODRIGUES É PELA PESCA SUSTENTÁVEL

Data: 31/03/2022
MANUEL RODRIGUES É PELA  PESCA SUSTENTÁVEL

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, apelou hoje (30) no Posto Administrativo de Chocas-Mar, Distrito de Mossuril, a prática de pesca baseada no respeito dos ecossistemas marinhos.

Manuel Rodrigues, falava mobilizando a consciência colectiva ao ambiente, segundo a qual os recursos de hoje não sejam esgotados pela geração actual. Para tal, apelou ao respeito dos santuários, no entanto como locais de reprodução.

Foi para estes que o Chefe do Executivo Provincial chamou a atenção aos Conselhos Consultivos de pesca, que devem assumir o papel de mobilização das comunidades, em defesa de pesca sustentável e viável para a economia.

Segundo Manuel Rodrigues, " devemos nos abster do uso de redes ou artes nocivas à pesca, caso da rede mosquiteira cujo seu uso na actividade piscatória só periga a sobrevivência das espécies marinhas, representando assim um crime ambiental e como se não bastasse deixamos as futuras gerações em riscos de não ter o acesso aos recursos marinhos ".

O Governante falava no quadro do lançamento da campanha e licenciamento de pesca artesanal para o ano de 2022, após um período de veda observado desde princípio de Janeiro a finais do presente mês.

Por outro lado, Manuel Rodrigues, solidarizou-se com os pescadores, em cujas infra-estruturas e insumos foram severamente afectados pelos recentes ciclones, como e o caso da distribuição de várias embarcações.

"O Governo continua a envidar esforços para minorar os efeitos nefastos dos ciclones "Ana" e "Gombe", que até hoje são visíveis não apenas ao nível de Mossuril, como também e em outros Distritos"- assegurou.

Num outro desenvolvimento, Manuel Rodrigues, desafiou os pescadores a licenciarem as suas actividades para evitar a apreensão e pagamento de multas evitáveis das suas artes.

No evento foram atribuídas licenças a 2 pescadores dos 835 pescadores daquele Posto Administrativo de Chocas-Mar, acto que espera continuar por toda Província para um total de 7 mil pescadores.

Note-se que para este ano, o sector pesqueiro preve capturar 89 mil toneladas de pescado, contra pouco mais de 77 mil do ano passado.

Referir que, a Província de Nampula é banhada por uma linha costeira de 460 km rica em recursos marinhos que se consubstancia na fauna marinha e uma diversidade de peixes, crustáceos e moluscos, tornando assim esta faixa marítima, um grande potencial para actividade pesqueira.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.