Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA A CAMPA DO REI MUCUTO-MUNO E PRESTA UMA SINGELA HOMENAGEM

Data: 19/11/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA A CAMPA DO REI MUCUTO-MUNO E PRESTA UMA SINGELA HOMENAGEM

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto visitou na manhã desta quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 a campa do rei Mucuto-Muno, o defensor da Luta de Libertação contra a dominação colonial portuguesa em Moçambique em Namitatari, Posto Administrativo de Mossuril-Sede.

Manuel Rodrigues que esteve acompanhado pelo senhor Rui Chong Saw, Administrador do Distrito de Mossuril, senhora Gessy José Carangueza, Directora Províncial do Desenvolvimento Territorial e Ambiente e técnicos do seu gabinete prestou uma singela homenagem ao rei Mucuto-Muno.

Segundo Manuel Rodrigues" estamos na Localidade de Namitatari e concretamente no Posto Administrativo de Mossuril-Sede para reafirmar um dos apanágios da nossa Governação, que consiste no reconhecimento público daqueles que se notabilizaram para o bem comum, depois de visitarmos a campa do rei Mucuto-Muno vamos prosseguir com as actividades para o Povoado de Naguema, onde vamos proceder o lançamento da primeira pedra para construção do monumento memorial do mesmo rei ".

Outrossim, o Chefe do Conselho Executivo Província disse ainda que é do domínio de todos que o rei Mucuto-Muno foi notável na residência colonial de ocupação dos Portugueses e foi um dos filhos mais queridos nesta terra razão pela qual se dirigiu naquela local para prestar uma homenagem no túmulo onde estão depositado os restos mortais do rei.

Manuel Rodrigues disse ainda que volvidos 125 anos, o Conselho Executivo da Província de Nampula inicia o processo para de erguer um monumento memorial, como forma de imortalizar os feitos dos Namarrais em reconhecimento da bravura desses guerreiros, na árdua luta contra a penetração portuguesa na região interior do Distrito de Mossuril.

Na mesma ocasião, o Chefe do Conselho Executivo da Província soube através dos familiares que a resistência do rei Mucuto-Muno, os Namarrais contaram com aliança de chefes locais a destacar: Farelay de Parapato, Napipe de Mogincual, Mussa Quanto de Angoche, Komala, Kuphula, Sauail, Bin Ibraimo e Molid-Volay.

Por último, Manuel Rodrigues exortou a necessidade de conservação e defesa dos seus ideiais do rei Mucuto-Muno para as futuras gerações, homem que entregou a sua juventude em defesa pela pátria e de exploração do homem para o homem.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.