Informação

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA, QUER ABASTECIMENTO DE ÁGUA LIMPA E SEGURA PARA O CONSUMO HUMANO

Data: 19/11/2021
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA, QUER ABASTECIMENTO DE ÁGUA LIMPA E SEGURA PARA O CONSUMO HUMANO

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto falava nesta quarta-feira, 04 de Novembro durante a cerimónia de capacitação dos gestores do Sistema de Abastecimento de Água e a entrega de produtos para purificar e tratar água, mais especificamente, o Cloro e Sulfato de Alumínio.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que acabamos de capacitar os nossos gestores do Sistema de Abastecimento de Água com produtos vitais para a purificação e o tratamento de água que temos fornecido a nossa população.

Outrossim, Rodrigues disse que trata-se duma acção que o Governo encontrou em parceria com a UNICEF visando garantir a sustentabilidade e operacionalidade dos sistemas de abastecimento de água na nossa Província de Nampula tendo em conta que nem todos consumidores têm tido a capacidade de pagar água com os custos operacionais.

A capacitação em matéria de tratamento da água teve lugar no recinto da Direcção Províncial de Obras Públicas e contou com a presença dos parceiros de cooperação (UNICEF) e os gestores de dezoito Sistemas de Abastecimento de Água em igual número de Distritos e incluindo Postos Administrativos e Localidades, facto que assegura a abrangência de fornecimento de água tratada e segura para o consumo humano na Província de Nampula.

O Chefe do Executivo Províncial disse ainda que com a disponibilização dos 2.550 kg de Cloro e 2.100 kg de sulfato de alumínio, está a se aumentando gradualmente o tratamento de água ao nível de Nampula.

Para consubstanciar esta acção, Rodrigues convida mais parceiros para construção e reabilitação de mais sistemas de abastecimento de água e furos convencionais de modo a garantir a saúde e qualidade de vida da população, pois é com água limpa e segura que se tem comunidades isentas de doenças infecciosas como as diarreias, a cólera e actualmente, para a prevenção da COVID-19 tendo em conta que estarão asseguradas as condições para a lavagem das mãos.

Num outro momento, Manuel Rodrigues, convida mais parceiros, a semelhança do UNICEF para juntar-se ao Governo para as acções que promovam a construção e melhoria das infraestruturas de saneamento e abastecimento de água e combate a desnutrição.

Por último, o governante, exortou aos gestores singulares e privados dos sistemas de abastecimento de água que o façam com carinho, assegurando a manutenção e conservação das infraestruturas de água e provendo o líquido sem especulação de preços de modo que a população sinta que é bom beber água tratada do que influecia-la a consumir a dos rios e outras fontes não tratadas, o que é inseguro para a saúde.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.