Informação

ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA DUAS ASSOCIAÇÕES DE MULHERES NOS BAIRROS DE MINGURINE E ESTRADA EM MOMA

Data: 19/11/2021
ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA DUAS ASSOCIAÇÕES DE MULHERES NOS BAIRROS DE MINGURINE E ESTRADA EM MOMA

Prosseguindo com a sua visita de trabalho, Ana Mimosa Munguambe Alberto, esposa do Governador da Província de Nampula escalou na passada quinta- feira, 04 de Novembro de 2021, o bairro de Mingurine A, Distrito de Moma, tendo visitado o Centro de Processamento do pescado conhecido por "Associação Graças a Deus de Mulheres de Moma" e associação de corte e costura das mulheres daquele Distrito.

Na interacção com as membros daquela associação, Ana Mimosa apelou ao grupo a não optar pelo único foco de actividade, sendo necessária a criação de outras actividades de carácter económicas para o crescimento da associação e reforçou a ideia de transportar o peixe para outros mercados da província para a devida comercialização.

Na mesma ocasião, Mimosa reforçou a necessidade das associadas bem como outras mulheres da comunidade para se dirigirem as unidades sanitárias disponiveis para beneficiarem dos métodos de contracepção eficezes e seguros e a cuidados de saude adequados que permitam a vivência sã, segura e saudável bem como uma gravidez e parto nas condições mais adequadas.

Ana Mimosa, abordou igualmente a necessidade do envolvimento das comunidades na defesa da sua própria saúde, tendo apelado as associadas para se dirigirem nas Unidades Sanitárias a fim de fazer o rastreio do cancro do colo do útero e da mama, evitando assim o agravamento da doença para o estado mais crítico.

Outrossim, Mimosa incentivou as mulheres associadas para ensinarem e disseminarem mensagens às suas filhas, principalmente a rapariga, a irem aos centros de aconselhamento, podendo ser fora ou dentro da unidade sanitária para receberem bons conselhos sobre bons hábitos e modos de vida e se assim desejarem, serem testados HIV-SIDA e outras doenças.

Na mesma prossecução, Ana Mimosa dirigiu se a associação de Corte e Costura das mulheres de Moma, onde para além de auscultar com a reprentante e raparigas da associação sobre o seu funcionamento, fez a entrega de kits de linhas para costura.

A esposa do Governador da Província de, considerou ser oportuno o que a raparigas desenvolvem em prol do seu empoderamento, tendo caracterizado como uma grande possibilidade ocupacional e actividade de geração de renda para o sustento escolar.

Por último, Ana Mimosa terminou com aconselhamentos que advogam aspectos de criação de mais parcerias para o desenvolvimento da associação, e lançou um grande desafio, que é uma associação, um centro de AEA para melhor fazer a gestão eficaz e eficiente das actividades económicas da associação.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.