Informação

ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES OKHALIHERYANA DE MOLIPIHA EM MECUBÚRI

Data: 19/11/2021
ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA VISITA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES OKHALIHERYANA DE MOLIPIHA EM  MECUBÚRI

Na prossecução da sua agenda de trabalho no Distrito de Mecubúri, Ana Mimosa Munguambe Alberto, esposa do Governador da Província de Nampula, escalou nesta terça-feira, 02 de Novembro de 2021 associação Okhaliheryana de Molipiha que desenvolvem actividade de poupança.

Na ocasião, Ana Mimosa considerou as iniciativas da mulher como recursos ósseos capazes de impulsionar o rápido crescimento económico das comunidades rumo ao desenvolvimento sustentável do Distrito.

Na mesma ocasião, Mimosa apelou ao grupo a não optar pelo único foco de actividade, sendo necessária a criação de outras actividades económicas para o crescimento da associação e obter maiores ganhos.

Outrossim, Ana Mimosa encorajou igualmente as mulheres o contínuo no uso das suas capacidades criadoras e, no âmbito das iniciativas do mês de Outubro Rosa, encorajou as mulheres a dirigirem- se as consultas ginecológicas para o despiste dos cancros do colo do útero e da mama.

A esposa do Governador reforçou a necessidade das associadas, como mães, incentivar as raparigas para a prevenção de gravidez precoce e indesejada, HIV-SIDA através do uso dos métodos contraceptivos disponíveis nas diferentes unidades sanitárias e evitar o consumo de drogas.

No mesmo ponto de vista, a Mimosa pediu as mulheres para a divulgação das mensagens de rastreio do cancro do colo do útero e da mama e convidar os seus parceiros para se dirigirem as unidades sanitárias para fazer o despiste do cancro da próstata.

Igualmente, Ana Mimosa alertou que estas doenças, são silenciosas e na medida que apresentam sintomas, já estão na fase avançada é de difícil tratamento.

Mimosa pediu ainda as mamãs para difundirem mensagens às raparigas sobre a prevenção e combate às uniões prematuros e disse ainda às mamãs para aderirem ao método de planeamento familiar para permitir que haja espaçamento entre o nascimento das crianças .

Por último, Mimosa lançou um grande desafio, que é uma associação, um centro de AEA e igualmente, pediu as mulheres para se dirigirem as unidades sanitárias para fazer o rastreio dos câncros do colo do útero e da mama no âmbito da prevenção e controle .

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.