Informação

ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA ENCORAJA AS MULHERES DA PROVÍNCIA DE NAMPULA A ADERIREM MASSIVAMENTE AOS RASTREIOS DOS CÂNCROS DO ÚTERO E DA MAMA

Data: 19/11/2021
ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA ENCORAJA AS MULHERES DA PROVÍNCIA DE NAMPULA A ADERIREM MASSIVAMENTE AOS RASTREIOS DOS CÂNCROS DO ÚTER...

A esposa do Governador da Província de Nampula, Ana Mimosa Munguambe Alberto, falava nesta sexta-feira, 29 de Outubro de 2021 no Complexo Mónica Shopping durante as cerimónias alusivas às Comemorações do dia 29 de Outubro, Dia Mundial de luta contra o Câncro do colo do útero e da mama, que representou o ponto mais alto da celebração do Outubro Rosa, sob o lema: “ Um Toque que Pode Mudar a Sua Vida ”.

Na sua intervenção, Ana Mimosa , que teve em conta a prevalência dos cancros da mama e do útero que por sinal afectam a maioria das mulheres, Mimosa apelou as raparigas e mulheres, em especial as jovens a se dirigirem as Unidades Sanitárias mais próximas das suas comunidades por forma a regularmente realizar consultas de rotina e fazer o rastreio dos câncros em alusão.

Outrossim, Ana Mimosa disse que Outubro Rosa, é um mês de grande reflexão sobre a prevenção do Câncro do colo do útero e da mama, numa altura em que o país e o mundo em geral, registam milhões de mortes e novos casos de cancro.

Num outro desenvolvimento, falou da necessidade de se dar todo apoio às pessoas acometidas por este mal, desde o apoio moral, psicológico, e evitar a descriminação das pessoas vivendo com câncros em particular aqui na Província de Nampula.

Nas referidas cerimónias, houve para além de palestras sobre as causas e medidas preventivas e tratamento adequado dos câncros, e em destaque o testemunho de mulheres que padecem do cancro da mama e do útero e que estão em tratamento no Hospital Central de Nampula e a registrar melhorias.

Sabe-se que ao nível do Mundo perto de 40 milhões de mulheres morrem anualmente de câncros do útero e da mama, sendo que cerca de 47% destas mortes é registada em países de média rende onde Moçambique faz parte, facto que de certo modo afecta o tecido econômico e social de qualquer país.

Ainda, na sua intervenção, a esposa Governador da Província de Nampula, enalteceu o trabalho do pessoal de Saúde na promoção e divulgação das medidas de prevenção destas doenças e instou-os a divulgação dos serviços disponíveis nas unidades sanitárias às comunidades mais recônditas.

Nesta luta, Ana Mimosa , chama atenção a todas e todos, para juntos, dirigirmo-nos nas Unidades Sanitárias para fazer o rastreio do cancro do colo do útero e da mama, como uma das formas de evitar situações mais complicadas da doença pois, quando diagnosticada precocemente pode retardar a sua evolução até às fases mais críticas.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.