Informação

ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA ENCORAJA AS MULHERES DA PROVÍNCIA DE NAMPULA A ADERIREM AOS SERVIÇOS INTEGRADOS DE SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DA PREMATURIDADE

Data: 19/11/2021
ESPOSA DO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA ENCORAJA AS MULHERES DA PROVÍNCIA DE NAMPULA A ADERIREM  AOS SERVIÇOS INTEGRADOS DE SAÚDE PARA A PREVE...

A esposa do Governador da Província de Nampula, Ana Mimosa Munguambe Alberto, falava nesta terça-feira, 16 de Novembro de 2021 no Centro de Saúde Muhala Expansão durante as cerimónias alusivas às Comemorações do dia 17 de Novembro, Dia Mundial da Prematuridade também, conhecido como o Dia Internacional da Prematuridade sob o lema: “ Separação Zero: Aja Agora! Mantenha Pais e Bebés Prematuros Juntos ".

Na agenda da comemoração do Dia da Prematuridade, Ana Mimosa, para além de visitar os sectores que integram vários serviços de saúde, procedeu a entrega de enxovais a dois bebés prematuros, tendo sensibilizado as mães para o contínuo acompanhamento e prestação dos cuidados aos mesmos.

Na sua intervenção, que teve em conta a reflexão sobre a taxa da Prematuridade no mundo e de forma específica em Mocambique, Mimosa apelou a necessidade de intensificar as intervenções a vários níveis para evitar que hajam muitas crianças prematuras e consequentes mortes causadas por prematuridade.

Em suas humildes palavras, Ana Mimosa explicou que o parto prematuro é causado por vários motivos, entre os quais, destacam-se os seguintes: (1) Infecções; (2) tensão arterial alta; (3) desnutrição; (4) actividade sexual e gravidez precoces, consumo de drogas e outros.

Outrossim, Ana Mimosa disse que para prevenir o parto prematuro, é necessário que as mulheres adiram os serviços integrados de saúde que consistem em (1) Planeamento familiar; (2) Consultas Pre-Natais, Diagnóstico Precoce e tratamento das doencas detectadas; (3) Uso da rede mosquiteira; (4) Adesão ao parto institucional (5) Não consumo de drogas e obedecer todo o protocolo sanitário durante a gravidez.

Em torno dos cuidados a ter com o prematuro, Ana Mimosa, falou da necessidade de dar todo apoio, desde o contacto pele a pele com a mãe ou pai, evitar a exposição do bebê ao frio, colocar sempre em temperaturas aquecidas, dar banho com água morna, num local fechado e sem corrente de ar e proceder o aleitamento materno exclusivo, sendo o alimento que oferece nutrientes e defesas necessárias para o crescimento saudável do bebê e reforça os laços de afecto com a mãe.

Num outro desenvolvimento, Mimosa , apelou a todas mulheres da província de Nampula para se dirigirem as unidades sanitárias mais proximas da sua residência para o devido acompanhamento e seguimento da sua gravidez e beneficiarem dos aconselhamentos que advogam o cumprimento integral das vacinas previstas no calendário nacional de vacinação, das medidas de prevenção da COVID-19, bons hábitos e modos de vida das mulheres grávidas por forma a reduzir a taxa da prematuridade na nossa província.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.